Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1101
Título: Estamparia Digitêxtil Ltda
Título(s) alternativo(s): Stamparia Digitêxtil Ltda
Autor(es): CARMO, Gleibson Martins
CUNHA, Marcos Rodrigues da
CIRINO, Telma Rejane
Orientador(es): GIORDANO, João Batista
Outro(s) contribuidor(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
BERGAMASCO, Daives Arakem
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Estamparia
Data do documento: 27-Mai-2014
Editor: 004
Referência Bibliográfica: CARMO, Gleibson Martins, CUNHA, Marcos Rodrigues da, CIRINO, Telma Rejane. Estamparia Digitêxtil Ltda, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Resumo: Para se entender melhor o mercado de estamparia têxtil, basta fazermos uma viagem ao passado, por volta do sec. V e VI AC na Índia, Indonésia, Egito no período Eoptic e várias outras nações pelo mundo, já começavam usar a pratica de estampar tecidos, neste período, usavam técnicas bastante rudimentares. Em muitas nações, as estampas representavam o grau de poder hierárquico, ou de nobreza. Por volta do ano 1200 d.C. As cores sólidas deixam de ter importante significado nas vestes, objetivo simbólico que representava as classes sociais por meio das cores, o destaque vai para o tecido, ou seja, neste período o que mais importava era o tecido, que geralmente era de seda pura, impulsionando ainda mais a arte de estampar tecidos. A partir deste momento, vários centros têxteis foram destacados mundialmente, desde a Europa, Oriente e Ocidente, devido à suas padronagens perfeitas às quais são motivo de inspirações até o dia de hoje pelos grandes estilistas e profissionais da área de design de estampas. Voltando à atualidade, o mercado competitivo, o perfil mais refinado do consumidor, os avanços tecnológicos e a necessidade de se destacar no mercado de moda, é o que leva um empreendedor a buscar novos métodos, melhores equipamentos e melhores serviços. O mercado de estamparia têxtil passou por varias mudanças e aperfeiçoamento nos últimos anos, destacando-se a última década, onde os equipamentos foram modernizados tecnologicamente, a atual estamparia digital, ou seja, impressão de imagem em tecidos a partir de jato de tinta vem crescendo lentamente na área têxtil, representando apenas 1% no total da indústria de estamparia têxtil no Brasil, deixando a maior fatia para a estamparia convencional. O método para se criar estampas também teve que ser melhorado, estilistas encontra na estamparia, um meio de expressar sua criatividade, graças ao avanço tecnológico na estamparia têxtil, e com isso se destacar no mercado têxtil.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1101
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20141S_CARMOGleibsonMartinsCUNHAMarcosRodriguesdaCIRINOTelmaRejane_TCCTX0299.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.