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Título: Avaliação do aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras na merenda escolar de uma creche da região sul de São Paulo, no bairro de Interlagos
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the full use of fruits and vegetables in school lunches at a day care center in the southern region of São Paulo, in the Interlagos neighborhood
Autor(es): SANTOS, Gabriely Silva dos
SILVA, Ana Carolina Rodrigues
SILVA, Grasiele
VITOR, Maiara Soares
Orientador(es): ROQUE, Edmara
SANTO, Marcela Nunes
Outro(s) contribuidor(es): ESCANTAMBURGO, Rose Pires
PETRILLI, Aline de Almeida
RUFFO, Jaquelini Ribeiro Dias
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alimentos não convencionais;Creches;Desperdício de alimentos;Hortaliças
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: 238
Referência Bibliográfica: SANTOS, Gabriely Silva dos; SILVA, Ana Carolina Rodrigues; SILVA, Grasiele; VITOR, Maiara Soares. Avaliação do aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras na merenda escolar de uma creche da região sul de São Paulo, no bairro de interlagos, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2013.
Resumo: Em razão da falta de informações sobre os valores nutritivos e o melhor aproveitamento dos alimentos, bem como ao costume alimentar da população, o desperdício de recursos alimentares é ainda um grande problema a ser resolvido. Torna-se importante então, o conhecimento e prática a respeito do uso de partes não convencionais de alimentos, como cascas, talos, sementes e folhas, situação está que, além de reduzir o desperdício, reduz-se também o gasto com alimentação e melhora se a diversificação e a qualidade nutricional das preparações, o que é devido especialmente a ambientes escolares. A fim de avaliar a prática do aproveitamento integral em uma creche localizada em São Paulo, a presente pesquisa foi desenvolvida, contendo questionamentos às merendeiras em relação ao seu conhecimento sobre o referido assunto, tal como prática a verificação da aceitabilidade de duas preparações que fazem uso de alimentos integralmente: omelete com ramas de beterraba e cupcake com cascas de banana. Por meio das respostas aos questionamentos, foi possível constatar que os participantes possuem entendimento satisfatório quanto ao uso de cascas, talos, sementes e folhas nas preparações, assim como os benefícios que isto pode resultar e até certa prática. E, a verificação de aceitabilidade das receitas preparadas foi observada por meio da aplicação de um questionário aos alunos da creche, a qual apresentou bons resultados de aceitação, ainda que o cupcake tenha sido mais aceito em relação à omelete. Conclui-se que, é possível elaborar preparações variadas, saborosas e saudáveis com as partes de alimentos que seriam desprezadas, pois, ainda que em uma creche, tais preparações são bem aceitas.
Due to the lack of information about nutritional values ​​and the best use of food, as well as the population's eating habits, the waste of food resources is still a major problem to be solved. It becomes important, then, the knowledge and practice regarding the use of non-conventional parts of food, such as bark, stalks, seeds and leaves, a situation that, in addition to reducing waste, also reduces the cost of food and improves if the diversification and nutritional quality of the preparations, which is especially due to school environments. In order to evaluate the practice of full use in a day care center located in São Paulo, the present research was developed, containing questions to the cooks in relation to their knowledge on the referred subject, as well as the practice of verifying the acceptability of two preparations that use of whole foods: omelette with beetroot branches and cupcake with banana peels. Through the answers to the questions, it was possible to verify that the participants have a satisfactory understanding regarding the use of bark, stalks, seeds and leaves in the preparations, as well as the benefits that this can result and even a certain practice. And, the verification of the acceptability of the prepared recipes was observed through the application of a questionnaire to the students of the day care center, which presented good results of acceptance, although the cupcake was more accepted in relation to the omelette. It is concluded that it is possible to prepare varied, tasty and healthy preparations with the parts of food that would be discarded, because, even in a day care center, such preparations are well accepted.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10968
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