Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10699
Título: Seleção as cegas para a diminuição da discriminação e preconceito
Título(s) alternativo(s): Selection Blind to decrease discrimination and prejudice
Autor(es): MELO, Jaqueline Cristina Andrade Pereira de
Orientador(es): ROCHA, Lilian Aparecida Perin Moreira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração de recursos humanos;Inclusão social
Data do documento: Dez-2022
Editor: 199
Referência Bibliográfica: MELO, Jaqueline Cristina Andrade Pereira de. Seleção as cegas para a diminuição da discriminação e preconceito, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022
Resumo: O presente estudo compreende o processo de seleção das organizações sob a perspectiva de proporcionar o acesso igualitário de oportunidades às vagas de emprego disponibilizadas nas empresas, de modo que se identifique os critérios entendidos como excludentes O objetivo foi apresentar a percepção que o processo de seleção as cegas é um método onde o foco principal e selecionar os candidatos de acordo com suas competência técnica, eliminando os julgamentos e valorizando candidatos por suas competência, técnica, habilidades. Por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica e de pesquisa de campo foi apresentada as fases do recrutamento e seleção às cegas que ocorrem na atualidade e correlacionar exemplos de práticas discriminatórias e preconceituosa nos processos de recrutamento e seleção. Foi verificado que as empresas ainda possuem uma postura preconceituosa e discriminatória nos seus processos de recrutamento e seleção; além disso, a maioria ainda tem preferência por contratar homens e os mais jovens. Ademais, também são discriminados candidatos em razão da sua cor, raça, gênero, vestimenta ou da sua forma de falar; pelo conteúdo que postam nas redes sociais e por trazerem marcas como tatuagens e piercings. Concluiu-se que a discriminação e preconceito nos processos de recrutamento e seleção nas organização ainda é uma realidade. De acordo com as análises de resultados, percebesse que a grande parte dos participantes da pesquisa tem conhecimento sobre o tema ou já ouviu Falar sobre, ou conhece alguém que sofreu discriminação e preconceito. A maioria afirma que existem vantagens no processo seletivo às cegas, concordam que existiria menos preconceito e discriminação possibilitando uma igualdade social independente de sua etnia.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10699
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rh_2022_2_c-n_jaquelinecristina_seleçãoascegas.pdf
  Restricted Access
295.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.