Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10672
Title: Administração de um banco de dados via Telegram
Other Titles: Database administration via Telegram
Authors: FREIRE, João Paulo da Cunha
COSTA, Igor Henrique da Rocha Garcia
Advisor: COSTA, Kelton Augusto Pontara da
type of document: Artigo científico
Keywords: Banco de dados;Gerenciadores de banco de dados;Linguagem de programação
Issue Date: Dec-2017
Publisher: 196
Citation: FREIRE, João Paulo da Cunha; COSTA, Igor Henrique da Rocha Garcia. Administração de um banco de dados via Telegram. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2017.
Abstract: Para gerenciar um banco de dados é sempre necessário estar conectado diretamente ao mesmo, o que dificulta o controle e monitoramento de um banco remotamente. O intuito do presente projeto é facilitar e agilizar a administração de um banco de dados em qualquer lugar, estudando a utilização de um smartphone que possua o aplicativo “Telegram”. A ferramenta desenvolvida no projeto utilizou a linguagem de programação Bourne-Again Shell (Bash) Script, e foi programada para analisar o banco de dados e tornar possível a tomada de decisões e realização de comandos de manutenção através de uma simples troca de mensagens no Telegram (em uma conversa entre a ferramenta e seu administrador).
To manage a database its necessary be connected, which difficult control and monitor a database remotely. The purpose of this project is to facilitate and expedite the database administration from anywhere, using only a smartphone that has the”Telegram”application. The tool developed in the project used the Bourne-Again Shell (Bash) Script programming language and it was programmed to analyze the database and is possible to make decisions and perform maintenance commands through a simple exchange of messages in the Telegram (in a conversation between the tool and its administrator).
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10672
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bancodedados_2017_2_joaofreireadministracaodeumbancodedados.pdf
  Restricted Access
769.48 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.