Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10538
Title: Implantação de chatbot com a plataforma cognitiva IBM Watson usando banco de dados MySQL como base de dados e geração de conhecimento
Other Titles: Chatbot deployment with IBM Watson cognitive platform using MySQL database as database and knowledge generation
Authors: RODRIGUES, Rodrigo Azevedo
YOSHINO, Vinicius Rideo
Advisor: SILVA, Luis Alexandre da
type of document: Artigo científico
Keywords: Mensagem;Banco de dados;Análise de dados;Representação de conhecimento;Sistemas baseados em conhecimento
Issue Date: Dec-2018
Publisher: 196
Citation: RODRIGUES, Rodrigo Azevedo; YOSHINO, Vinicius Rideo. Implantação de chatbot com a plataforma cognitiva IBM Watson usando banco de dados MySQL como base de dados e geração de conhecimento. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2018.
Abstract: Chatbots é um sistema computadorizado que responde automaticamente através de mensagens, tendo como propósito natural de responder às perguntas dentro do contexto pré-estabelecido. Este trabalho tem como objetivo a implantação de um chatbot utilizando a plataforma cognitiva IBM Watson, com o banco de dados MySQL dando apoio ao armazenamento e tratamentos dos dados. Para isso, um estudo de caso é aplicado em um chatbot para tirar dúvidas sobre o curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados da FATEC-Bauru. Diante dos resultados, verificou-se que é possível implantar um chatbot integrando uma plataforma cognitiva, utilizando um banco de dados externo para apoio e tratamento dos dados.
Chatbots is a computer system wich answers automatically trough messages, with the natural purpose of answering questions, within the context predetermined. This graduation paper has the objective to implant a chatbot, using the IBM Watson cognitive platform, with the assistance of Mysql database in storage and data manipulation. For this, a case study is applied in a chatbot to solve doubts of the degree course in Tecnology of Database on FATECBauru. Facing the results, it was found that its possible to implement a chatbot, integrating the cognitive platform, using an extern database to assist and treat data.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10538
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bancodedados_2018_2_rodrigorodrigues_implantacaodechatbot.pdf
  Restricted Access
775.19 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.