Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10361
Title: A importância das empresas de auditoria independentes (as Big Four) para as empresas de capital aberto brasileiras
Authors: SILVA, Gabriel Fonseca
Advisor: SHAMMAS, Gabriel Issa Jabra
type of document: Monografia
Keywords: Auditoria externa;Auditoria interna;Empresas
Issue Date: 1-Jun-2022
Publisher: 002
Citation: SILVA, Gabriel Fonseca. A importância das empresas de auditoria independentes (as Big Four) para as empresas de capital aberto brasileiras, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2022.
Abstract: Com o início da contabilidade, desenvolveu-se a auditoria. Na medida que os negócios se tornam mais complexos mais controle é necessário para que continue havendo controle sobre as atividades cada vez mais complexas. No Brasil a auditoria surgiu com o mesmo objetivo que nos outros países, controle do patrimônio e prevenção de erros e/ou fraudes. Mas considerando os vieses intrínsecos no Brasil, da maleabilidade das leis e corrupção. Assim surge um questionamento: qual a importância das auditorias independentes, as Big Four, para as empresas de capital aberto brasileiras? O mercado fez com que o papel da auditoria se tornasse imprescindível para mitigar ocorrências de distorções e para apresentar informações seguras direcionadas à tomada de decisão, dessa forma a auditoria externa serve como um instrumento de credibilidade ao testar os controles que a instituição apresenta. A pesquisa foi conduzida e delimitada a partir de fontes bibliográficas e apresenta aspectos históricos relacionados à auditoria, planejamento e sua introdução no Brasil. Dado o pouco conhecimento do corpo discente acerca da auditoria, foi discorrido sobre o papel da auditoria e interna externa nas atividades das intuições de capital aberto brasileiras. Especialmente o seu desenvolvimento no mundo e sua chegada no Brasil, assim como normas que seguem e os procedimentos que devem ser tomados para que seja efetiva e de fato confiável para o mercado.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10361
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2022_1_gabrielfonsecasilva_ aimportanciadasempresasdeauditoriaindependentes.pdf
  Restricted Access
332.3 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.