Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10104
Title: Empreendedorismo materno: oportunidade ou necessidade?
Authors: PINTO, Giovana Do Amaral Laurindo
TAVARES, Iasmyn Silva
SOUZA, Jussara Alves De
SANTOS, Naiane Cristina Barros Dos
SILVA, Nayara Stephanie De Souza
MENDES, Vitoria Pereira
Advisor: BONFIM, Cláudia Emanoela
Other contributor: CASTRO, Vitor Hugo de
type of document: Monografia
Keywords: Empreendedorismo;Mulheres
Issue Date: 27-Jun-2022
Publisher: 128
Citation: PINTO, Giovana Do Amaral Laurindo; TAVARES, Iasmyn Silva; SOUZA, Jussara Alves De; SANTOS, Naiane Cristina Barros Dos; SILVA, Nayara Stephanie De Souza; MENDES, Vitoria Pereira. Empreendedorismo materno: oportunidade ou necessidade? . 2022, 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração). Extensão João Paulo II - Etec de Mauá, Mauá/SP.
Abstract: Neste trabalho de conclusão de curso, o assunto tratado é o empreendedorismo materno como uma oportunidade ou necessidade para mães que escolheram explorar esta atividade econômica. A maternidade ainda é vista no mercado como um problema, mesmo com experiência e formação acadêmica, muitas empresas fecham as portas quando sabem que a mulher tem filho(s). No estudo foram identificados os tipos de empreendedorismo feminino, onde muitas mulheres entram nesta atividade pelo sonho de ter seu próprio negócio ou pela dificuldade de entrar no mercado de trabalho. O objetivo do trabalho foi identificar os caminhos de uma mãe no empreendedorismo e as dificuldades que ela passou para chegar até o seu propósito. O trabalho é relevante por tratar os perfis de empreendedoras maternas. Verificou-se que o empreendedorismo materno é uma forma encontrada pelas mães para gerar renda em virtude das dificuldades. As metodologias utilizadas foram pesquisas bibliográficas feitas em artigos, sites, leituras extensivas e vídeos de entrevistas com várias empreendedoras de sucesso, aplicação de questionário em 10 mulheres com interesse de analisarmos os diferentes perfis de mães que empreendem desde o nascimento de seus filhos, para que possamos entender se o empreendedorismo se deu por uma necessidade ou oportunidade que estas mães tiveram, além de identificar a rede de apoio para mulheres empreendedoras. Com os resultados obtidos das entrevistas pode-se verificar que o motivo do início de cada negócio pelas mães empreendedoras foi pela maternidade, necessidade, situação de desemprego e por estarem em crise. Para motivá-las foi criado um perfil no Instagram para que todas consigam saber um pouco mais sobre o empreendedorismo, se aprofundem no assunto, se sintam acolhidas e com mais desejo conquistar seus objetivos. Enfim, por meio deste estudo pode-se afirmar que o início de cada empreendimento surgiu para suprir a necessidade dessas mães empreendedoras.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10104
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.