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Título: Estratégias de liderança para empresas de pequeno porte
Título(s) alternativo(s): Leadership strategies for small businesses
Autor(es): FAUSTINO, Tulio Lohas
Orientador(es): RIOFANO, Rosamel Melita Muñoz
Outro(s) contribuidor(es): RIOFANO, Rosamel Melita Muñoz
MAZEO, Murilo Leonel
LOPES, Flávia Herker
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Empresas familiares;Empreendedor;Empreendedorismo
Data do documento: 20-Jun-2022
Editor: 109
Referência Bibliográfica: FAUSTINO, Túlio Lohas. Estratégias de liderança para empresas de pequeno porte. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão a Produção Industrial). - Faculdade de Tecnologia "Dr. Thomaz Novelino". 2022.
Resumo: É claramente possível notar que várias pequenas empresas brasileiras tem um tempo de vida muito curto, geralmente não mais que três anos, estabelecimentos abrem e quebram antes mesmo que se pudesse cogitar conhecer o local. Na maioria dos casos a falta de conhecimento para traçar um novo caminho pode ser prejudicial principalmente pelo fato do início ser composto apenas por uma ou duas pessoas (muitas vezes entre familiares), sem nenhum tipo auxilio especializado ou profundo estudo. O presente trabalho busca estratégias, formas e alternativas para driblar problemas iniciais de gestão para novas e pequenas empresas e proporcionar um próspero início. Desde o conceito da empresa até arranjo físico e estratégias em si, utilizando de trabalhos e artigos acadêmicos foi notável a percepção de que cada aspecto de uma empresa pode ser corrigido, aperfeiçoado ou substituído por método mais econômico e eficiente, havendo claro, a disciplina e profissionalismo do novo empreendedor, características que geralmente são os grandes pilares para falhas gerando o possível fim da empresa que não pode se dar ao luxo de sofrer muitos erros em anos iniciais. No estudo de caso, notam-se possíveis melhorias em diferentes pontos da empresa, tanto em estrutura quanto liderança e gerenciamento. Infelizmente a organização objeto de estudo tem raízes muito fortes atreladas a maneira antiga de administração, principal empecilho que atrasa mudanças benéficas.
It is clearly possible to notice that several small Brazilian companies have a very short life span, usually no more than three years, establishments open and break down before one could even consider visiting the place. In most cases, the lack of knowledge to trace a new path can be harmful mainly because the beginning is composed only by one or two people (often among family members), without any kind of specialized help or in-depth study. The present paper seeks strategies, ways and alternatives to circumvent initial management problems for new and small companies and provide a prosperous start. From the concept of the company to the physical arrangement and strategies itself, using papers and academic articles, the perception that each aspect of a company can be corrected, perfected or replaced by a more economical and efficient method, with clear discipline and professionalism of the new entrepreneur, characteristics that are usually the main pillars for failures generating the possible end of the company that cannot afford to suffer many mistakes in the initial years. In the case study, possible improvements are noted at different points of the company, both in structure and leadership and management. Unfortunately, the organization under study has very strong roots linked to the old way of administration, the main obstacle that delays beneficial changes.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10078
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