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Título: Marketing esportivo: a chave do sucesso de uma organização: estudo de caso dos patrocinadores da Semana da Vela, Ilhabela, SP.
Autor(es): SILVA, Edna Xavier de Andrade da
Orientador(es): FERREIRA, Marlette Cássia Oliveira
Outro(s) contribuidor(es): FERREIRA, Marlette Cássia Oliveira
SALEME, Roseliane
MENEZES, Marcelo
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Marketing;Marketing esportivo
Data do documento: 2012
Editor: 189
Referência Bibliográfica: SILVA, Edna Xavier de Andrade. Marketing esportivo: a chave do sucesso de uma organização: estudo de caso dos patrocinadores da Semana da Vela, Ilhabela, SP. Orientador: Marlette Cassia Oliveira Ferreira. 2012. 72 f. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2012.
Resumo: O tema desta pesquisa é o marketing esportivo que deve ser planejado com ações de patrocínio como uma estratégia de comunicação da empresa em atender às necessidades e às expectativas do seu público-alvo. Trata-se de um tema atual e que as empresas interessadas em associar sua marca a atletas e eventos esportivos por meio de patrocínio. O objetivo do trabalho é analisar a importância do patrocínio como estratégia de comunicação do marketing esportivo para o fortalecimento da marca junto ao mercado-alvo. Este estudo justifica-se, devido à importância do marketing esportivo como ferramenta de comunicação entre a empresa e o consumidor. O gestor/administrador pode usar esta ferramenta para planejar ações de divulgação de seus produtos e serviços, fortalecendo a sua marca junto aos clientes. Este trabalho apresenta, como fundamentação teórica, uma abordagem sobre segmentação (público-alvo) tem como base a teoria de Porter, passando pela hierarquia das necessidades de Maslow. A metodologia empregada foi o levantamento do referencial teórico, assim como o estudo informativo, descritivo e exploratório com pesquisa no site oficial do Yatch Clube Ilhabela. Finalizando, analisam-se as quatro empresas patrocinadoras que empregam o marketing esportivo, em Ilhabela, para fidelizar o público-alvo de forma a fixar sua marca na mente do consumidor. Espera-se que com esse trabalho possam surgir novas oportunidades para incentivar as empresas da região a explorar o marketing esportivo. Palavras-chave: Marketing Esportivo, Gestão, Patrocínio, Fidelização. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) The theme of this research is the sports marketing that should be planned actions of sponsorship as a strategy communication from the company to meet the needs and expectations of your target audience. The objective is to analyze the importance of sponsorship as marketing communication strategy for strengthening the sports brand in the target market. This study is justified because of the importance of sports marketing as a communication tool between company and consumer. The manager / administrator can use this tool to plan actions for the dissemination of its products and services, strengthening its brand with customers. This paper presents the theoretical foundation, an approach to segmentation (target audience) on the theory of Porter, through Maslow's hierarchy of needs. The methodology used was a survey of the theoretical as well as the study informative, descriptive and exploratory research on the official site of the Yacht Club Ilhabela. Finally, it was analyzed four sponsoring companies that employ sports marketing in Ilhabela, to retain the target audience in order to establish its brand in the consumer mind. It is hoped that this work may arise with new opportunities to encourage companies to explore the region's sports marketing. Key-words: Sports Marketing, Sponsorship, Management, Loyalty.(Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10068
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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