Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1005
Título: Otimização do transporte de bobinas de tecido para o Paraguai
Título(s) alternativo(s): Optimization of the transportation of fabric reels to Paraguay
Autor(es): BETTIN, Guilherme
Orientador(es): BALDUCCI, Marice Leo Sartori
Outro(s) contribuidor(es): QUEIROZ, Fábio Pereira de
MARCHINI, Daniela Maria Feltrin
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Transporte de mercadorias;Exportação
Data do documento: 1-Dez-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: BETTIN, Guilherme. Otimização do transporte de bobinas de tecido para o Paraguai, 2015. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: Por anos o Brasil destacou-se mundialmente no segmento têxtil, porém, no final dos anos 1980 e começo dos anos 1990, ocorreu um plano político do governo federal que abria todos os portos do país para a entrada de produtos importados. Desta forma, uma forte crise impulsionada pela grande oferta de produtos e com preços mais compensatórios, dizimou dezenas de indústrias têxteis. Desde então, o produto chinês é o que mais ameaça o segmento têxtil, com preços mais baixos que o produto local e com qualidade quase similar. Com o passar dos anos, as empresas têxteis brasileiras que conseguiram sobreviver, foram investindo sutilmente em tecnologia e qualidade, mas de forma constante. Atualmente, com desvalorização do Real para o Dólar, desencadeou uma maior demanda de produtos brasileiros para os países vizinhos, criando uma necessidade de exportação, principalmente para o Paraguai. Apesar de aparência rude, as grandes bobinas de tecidos são bastante frágeis, exigindo vários cuidados em sua produção, no armazenamento e principalmente em seu transporte. O artigo mostra soluções desenvolvidas na movimentação e no transporte para assegurar a qualidade do produto desde a produção até o carregamento do produto para o cliente, diminuindo a perda do produto de 8% para atualmente 0,5% da carga.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1005
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20152S_BETTINGuilherme_CD2429.pdf445.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.