Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9983
Title: Produção de creme protetor solar com filtro misto, utilizando o resveratrol presente no extrato do bagaço da uva preta.
Other Titles: Production of sunscreen cream with mixed filter, using the resveratrol present in the black grape bagasse extract.
Authors: ANDRADE, Fernanda
HENRIQUE, Leonardo
NASCIMENTO, Letícia do
MATHIOLI, Lorrayne
CHRISTINY, Nicolle
Advisor: SANTOS, Marconi da Cruz
CAMARGO, Alberto Aparecido de
type of document: Monografia
Keywords: Uva;Filtro solar
Issue Date: Jun-2022
Publisher: 199
Citation: ANDRADE, Fernanda. HENRIQUE, Leonardo. NASCIMENTO, Letícia do. MATHIOLI, Lorrayne. CHRISTINY, Nicolle. Produção de creme protetor solar com filtro misto, utilizando o resveratrol presente no extrato do bagaço da uva preta, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022
Abstract: Os problemas de saúde relacionados à exposição desregrada de radiação solar, como câncer cutâneo e fotoenvelhecimento, podem ser minimizados e prevenidos pelo uso diário de filtros solares. A aplicabilidade de protetores solares tem a finalidade de reduzir a quantidade de radiação UV a ser absorvida pela pele humana, servindo como uma barreira protetora. Portanto, acompanhando esta tendência, o mercado tem como o objetivo de oferecer um produto com melhor eficiência de proteção contra raios UV, proteção a saúde e maior estabilidade química. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi a elaboração de uma formulação livre de oxibenzona (benzophenone-3), pois a mesma é extremamente prejudicial à saúde e a vida marinha, favorecendo a suscetibilidade dos corais ao fenômeno de branqueamento, assim como a ocorrência de doenças de pele e distúrbios hormonais no ser humano, utilizando à molécula de resveratrol presente na uva preta juntamente com filtros mistos, junção de filtros físicos com os filtros químicos. A extração do resveratrol presente na uva preta foi realizada a partir do bagaço, pelo método maceração com os solventes acetato de etila e metanol, contendo um rendimento de 2,15% do extrato de bagaço da uva preta com resveratrol. O desenvolvimento do creme protetor solar seguiu uma metodologia para obtenção de uma emulsão óleo em água, que apresentou estabilidade ao adicionar todos os componentes ativos da formulação, boa resistência a água e pH final do produto de 5,6 , dentro dos parâmetros aceitáveis para a pele, uma textura leve, com um bom sensorial, para não deixar a pele oleosa e possui uma fragrância agradável.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9983
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
qui_2022_1_fernandaandrade_produçãodecreme.pdf924.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.