Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9975
Título: Bem-estar e Síndrome de Burnout nos profissionais de recursos humanos
Título(s) alternativo(s): Well-being and Burnout Syndrome in human resources professionals
Autor(es): SANTOS, Léia Paula dos
Orientador(es): SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
Outro(s) contribuidor(es): SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
DANDARO, Fernando
SOEIRA, Fernando dos Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Estresse profissional;Administração de recursos humanos;Psicologia organizacional;Relações de trabalho;Sociologia do trabalho
Data do documento: 13-Jun-2022
Editor: 109
Referência Bibliográfica: SANTOS, Léia Paulo dos. Bem-estar e Síndrome de Burnout nos profissionais de recursos humanos. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.
Resumo: A síndrome de Burnout e o esgotamento mental são muito comuns em profissionais da área de Recursos humanos, cujas atividades envolvem o enfrentamento diário de situações adversas, especialmente relacionadas ao atendimento de pessoas. O profissional de Recursos Humanos tem por vezes uma rotina voltada a procedimentos internos e burocráticos, mas em sua grande maioria lida diretamente com os colaboradores da empresa, explicando, apoiando, avaliando, alinhando metas e expectativas, motivando, dando feedback, entre outras coisas, o que pode eliciar um quadro de esgotamento mental. O objetivo desse estudo é compreender e elucidar sobre a Síndrome de Burnout em profissionais de Recursos Humanos, bem como sobre os fatores de risco e as consequências para o indivíduo, as organizações e a sociedade. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica realizada através de coleta de dados e por meio de pesquisa de campo realizada com profissionais de RH utilizando como instrumento a entrevista aberta. A pesquisa indicou que a Síndrome de Burnout afeta e prejudica significativamente a vida pessoal do indivíduo que atua na área de recursos humanos, pois ocorre uma debilidade na saúde e nos relacionamentos interpessoais. Na esfera profissional ocorre o absenteísmo, falta de motivação e diminuição de produtividade. Ressalta-se que é de grande relevância que sejam realizadas mais pesquisas sobre a síndrome de Burnout voltada aos profissionais da área de recursos humanos, visto que é um transtorno pouco aprofundado para esta esfera profissional.
Burnout syndrome and mental exhaustion are very common in professionals who carry out activities that motivate the daily confrontation of adverse situations, especially those related to the care of people The Human Resources professional sometimes has a routine focused on internal and bureaucratic procedures, but most of them deal directly with the company's employees, explaining, supporting, evaluating, aligning strategic plans and expectations, motivating, giving feedback, among other things, which can trigger a frame of mental exhaustion. The aim of this research is to understand and elucidate the Burnout Syndrome in Human Resources professionals, as well as the risk factors and consequences for the individual, organizations, and society. Qualitative descriptive research was used as a methodology, obtaining data through bibliographic research. The findings indicate that...
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9975
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
grh_2022-1_monografia_leiapaulo_bemestar-burnout.pdf
  Restricted Access
525.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.