Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9960
Title: Ausência de divulgação de produtos cosméticos para mulheres negras
Other Titles: Lack of disclosure of cosmetic products for black women
Authors: MACIEL, Kamylla Oliveira
OLIVEIRA, Beatriz Alves de
SANTOS, Luana Cristina de Jesus
SANTOS, Raissa de Oliveira Araujo
SILVA, Luma Freire da
SOUZA, Jamilly Cristiane Oliveira de
Advisor: SANTOS NETO, Luiz Gonzaga dos
Other contributor: LIMA, Fagner Gustavo Fortunato de
MOLINARI, Silvio Luiz
NEVES, Elsi Mara Vannucci
SANTOS NETO, Luiz Gonzaga dos
type of document: Monografia
Keywords: Administração;Empreendedorismo;Racismo
Issue Date: 27-Jun-2022
Publisher: 228
Citation: MACIEL, Kamylla Oliveira; OLIVEIRA, Beatriz Alves de; SANTOS, Luana Cristina de Jesus dos; SANTOS, Raissa de Oliveira Araujo; SILVA, Luma Freire da; SOUZA, Jamilly Cristine Oliveira de. Ausência de divulgação de produtos cosméticos para mulheres negras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual do Jaraguá, São Paulo, 2022.
Abstract: A publicidade não só informa ou persuade o consumo como também representa, orienta e aponta uma espécie de tendência comportamental. Em razão disso, o estudo investiga como a beleza negra está sendo produzida e representada nos anúncios publicitários dos cosméticos. O principal objetivo é identificar como a publicidade de cosméticos produz, representa a beleza da mulher negra e questionar se, na cultura e na contemporaneidade, há presença ou déficit do assunto abordado. Foi constatado através de uma pesquisa étnico-cultural, ambientada na ETEC Jaraguá, com foco em alunos e familiares dos integrantes do grupo, que, entre homens e mulheres, a maioria dos entrevistados foi de 16 a 17 anos, sendo 20,3% de pessoas negras, 35,4% de pessoas pardas e 43% de pessoas brancas. Segundo as respostas, dos 79 participantes, 100% concordam que a ausência da representatividade negra nas publicidades possa ser fruto de um racismo estrutural e que ainda há um déficit sobre a visibilidade das mulheres negras. Comprovando assim, a necessidade desse reconhecimento na publicidade de cosméticos. A discussão teórica foi realizada através de análise de artigos e de dados científicos encontrados no Google acadêmico, bem como consultas em obras escritas sobre o tema para construção do estudo. Sendo assim, conclui-se que a publicidade é essencial na formação de uma representatividade mais democrática, e que a mesma para a pele negra se faz necessária, tornando essa representatividade fundamental para que as gerações futuras não sofram com essa carência.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso ao Curso técnico de Administração da Escola Técnica Estadual do Jaraguá, orientado pelo Profº Luiz Gonzaga, como requisito parcial para a para obtenção do título de Técnico em Administração.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9960
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.