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dc.contributor.advisorSANTOS NETO, Luiz Gonzaga dos-
dc.contributor.authorMACIEL, Kamylla Oliveira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Beatriz Alves de-
dc.contributor.authorSANTOS, Luana Cristina de Jesus-
dc.contributor.authorSANTOS, Raissa de Oliveira Araujo-
dc.contributor.authorSILVA, Luma Freire da-
dc.contributor.authorSOUZA, Jamilly Cristiane Oliveira de-
dc.contributor.otherLIMA, Fagner Gustavo Fortunato de-
dc.contributor.otherMOLINARI, Silvio Luiz-
dc.contributor.otherNEVES, Elsi Mara Vannucci-
dc.contributor.otherSANTOS NETO, Luiz Gonzaga dos-
dc.date.accessioned2022-09-06T13:19:22Z-
dc.date.available2022-09-06T13:19:22Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationMACIEL, Kamylla Oliveira; OLIVEIRA, Beatriz Alves de; SANTOS, Luana Cristina de Jesus dos; SANTOS, Raissa de Oliveira Araujo; SILVA, Luma Freire da; SOUZA, Jamilly Cristine Oliveira de. Ausência de divulgação de produtos cosméticos para mulheres negras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual do Jaraguá, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9960-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso ao Curso técnico de Administração da Escola Técnica Estadual do Jaraguá, orientado pelo Profº Luiz Gonzaga, como requisito parcial para a para obtenção do título de Técnico em Administração.pt_BR
dc.description.abstractA publicidade não só informa ou persuade o consumo como também representa, orienta e aponta uma espécie de tendência comportamental. Em razão disso, o estudo investiga como a beleza negra está sendo produzida e representada nos anúncios publicitários dos cosméticos. O principal objetivo é identificar como a publicidade de cosméticos produz, representa a beleza da mulher negra e questionar se, na cultura e na contemporaneidade, há presença ou déficit do assunto abordado. Foi constatado através de uma pesquisa étnico-cultural, ambientada na ETEC Jaraguá, com foco em alunos e familiares dos integrantes do grupo, que, entre homens e mulheres, a maioria dos entrevistados foi de 16 a 17 anos, sendo 20,3% de pessoas negras, 35,4% de pessoas pardas e 43% de pessoas brancas. Segundo as respostas, dos 79 participantes, 100% concordam que a ausência da representatividade negra nas publicidades possa ser fruto de um racismo estrutural e que ainda há um déficit sobre a visibilidade das mulheres negras. Comprovando assim, a necessidade desse reconhecimento na publicidade de cosméticos. A discussão teórica foi realizada através de análise de artigos e de dados científicos encontrados no Google acadêmico, bem como consultas em obras escritas sobre o tema para construção do estudo. Sendo assim, conclui-se que a publicidade é essencial na formação de uma representatividade mais democrática, e que a mesma para a pele negra se faz necessária, tornando essa representatividade fundamental para que as gerações futuras não sofram com essa carência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher228pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAusência de divulgação de produtos cosméticos para mulheres negraspt_BR
dc.title.alternativeLack of disclosure of cosmetic products for black womenpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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