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Title: Os jovens e o mercado de trabalho: dificuldades à inserção
Other Titles: Young people and the labor market: difficulties in insertion
Authors: GREGÓRIO, Aniele da Cunha
SALES, Eliane Gomes de
Advisor: SALOMÃO, Ana Cláudia Nery
type of document: Artigo científico
Keywords: Seleção de pessoal;Avaliação de serviços
Issue Date: 20-May-2022
Publisher: 109
Citation: GREGÓRIO, Aniele da Cunha; SALES, Eliane Gomes de. Os jovens e o mercado de trabalho: dificuldades à inserção. 2022. (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca – “Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo entender quais são as principais dificuldades que os jovens encontram para se inserirem no mercado de trabalho. Com o mercado cada vez mais competitivo, acirrado e exigente, os pertencentes da Geração Z se deparam com dificuldades para conseguir um emprego, por isso, para entender quais são esses desafios. Com o intuito de conhecer essas dificuldades o trabalho utilizou-se da metodologia qualitativa, com estudo descritivo e com técnicas de pesquisa bibliográfica, somada à pesquisa de campo, sendo aplicado um questionário estruturado, composto por oito perguntas de múltipla escolha e uma questão aberta. Para responder a pesquisa, foram selecionados 20 jovens aprendizes, com idade entre 16 e 24 anos, todos pertencentes a Geração Z, atualmente contratados por uma empresa atuante no setor de serviços, instalada na cidade de Franca/SP. Após a coleta e tabulação dos dados, notou-se que as principais dificuldades que os jovens têm para se inserir no mercado de trabalho, apontadas pelos participantes, são: a falta de experiência; e a falta de qualificação profissional. Como fomentado no estudo de caso, alguns fatores podem contribuir para resolver ou minimizar esse problema, tais como o oferecimento de cursos de desenvolvimento profissional, maior interesse dos jovens em melhorar suas habilidades e mais oportunidades de emprego sem exigir experiência.
This present article aims to understand what are the main difficulties that young people face in order to be part of the labor market. As the market is increasingly competitive, fierce and demanding, those belonging to Generation Z face difficulties to get a job. So, to understand what these challenges are, as well as its difficulties, the study used the qualitative methodology, with descriptive study and bibliographic research techniques to the field research with a structured questionnaire, composed of eight multiple choices questions and an open question. To answer the survey, 20 teen workers between 16 and 24 years old, all part of the Generation Z, currently hired bya company in the city of Franca/SP, were selected. After data collection and tabulation, it was noticed that the main difficulties that young people have to enter the labor market, pointed out by the participants are: lack of experience and lack of professional qualification. As fostered in the research, some factors can contribute by solving or minimizing this problem in some ways, such as offering professional development courses, take interest in improving the skills of young people and offer more job opportunities without requiring experience.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9782
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