Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSALOMÃO, Ana Cláudia Nery-
dc.contributor.authorGREGÓRIO, Aniele da Cunha-
dc.contributor.authorSALES, Eliane Gomes de-
dc.date.accessioned2022-08-15T18:00:51Z-
dc.date.available2022-08-15T18:00:51Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.citationGREGÓRIO, Aniele da Cunha; SALES, Eliane Gomes de. Os jovens e o mercado de trabalho: dificuldades à inserção. 2022. (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca – “Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9782-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo entender quais são as principais dificuldades que os jovens encontram para se inserirem no mercado de trabalho. Com o mercado cada vez mais competitivo, acirrado e exigente, os pertencentes da Geração Z se deparam com dificuldades para conseguir um emprego, por isso, para entender quais são esses desafios. Com o intuito de conhecer essas dificuldades o trabalho utilizou-se da metodologia qualitativa, com estudo descritivo e com técnicas de pesquisa bibliográfica, somada à pesquisa de campo, sendo aplicado um questionário estruturado, composto por oito perguntas de múltipla escolha e uma questão aberta. Para responder a pesquisa, foram selecionados 20 jovens aprendizes, com idade entre 16 e 24 anos, todos pertencentes a Geração Z, atualmente contratados por uma empresa atuante no setor de serviços, instalada na cidade de Franca/SP. Após a coleta e tabulação dos dados, notou-se que as principais dificuldades que os jovens têm para se inserir no mercado de trabalho, apontadas pelos participantes, são: a falta de experiência; e a falta de qualificação profissional. Como fomentado no estudo de caso, alguns fatores podem contribuir para resolver ou minimizar esse problema, tais como o oferecimento de cursos de desenvolvimento profissional, maior interesse dos jovens em melhorar suas habilidades e mais oportunidades de emprego sem exigir experiência.pt_BR
dc.description.abstractThis present article aims to understand what are the main difficulties that young people face in order to be part of the labor market. As the market is increasingly competitive, fierce and demanding, those belonging to Generation Z face difficulties to get a job. So, to understand what these challenges are, as well as its difficulties, the study used the qualitative methodology, with descriptive study and bibliographic research techniques to the field research with a structured questionnaire, composed of eight multiple choices questions and an open question. To answer the survey, 20 teen workers between 16 and 24 years old, all part of the Generation Z, currently hired bya company in the city of Franca/SP, were selected. After data collection and tabulation, it was noticed that the main difficulties that young people have to enter the labor market, pointed out by the participants are: lack of experience and lack of professional qualification. As fostered in the research, some factors can contribute by solving or minimizing this problem in some ways, such as offering professional development courses, take interest in improving the skills of young people and offer more job opportunities without requiring experience.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectSeleção de pessoalpt_BR
dc.subjectAvaliação de serviçospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleOs jovens e o mercado de trabalho: dificuldades à inserçãopt_BR
dc.title.alternativeYoung people and the labor market: difficulties in insertionpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
grh_2022-1_artigo_aneile-eliane_jovensnomercado_insercao.pdf
  Restricted Access
285.64 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.