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Título: As diferenças da cultura organizacional nas empresas
Autor(es): RODRIGUES, Gabriella Scharf Ternero
NASCIMENTO, Julia Caroline do
ALVES, Maria Gabriele
Orientador(es): SILVA, Gabriela Messias da
CAMARGO, Paula Cristiane de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cultura organizacional;Ambiente organizacional;Comportamento organizacional
Data do documento: 2022
Editor: 029
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Gabriella Scharf Tenero; NASCIMENTO, Julia Caroline do; ALVES, Maria Gabriele. As diferenças da cultura organizacional nas empresas. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) – Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2022.
Resumo: Ter uma cultura organizacional não diz respeito apenas ao ambiente dentro da empresa, mas também à forma como os clientes ou fornecedores são tratados, pois isso afeta muito as instituições que não possuem um bom atendimento ao cliente e, consequentemente, não crescem no mercado de trabalho. Dentro desse conceito, existem algumas subdivisões: a primeira delas é a cultura de hierarquia, comumente adotada em empresas antigas, na qual não se dispensa a formalidade no âmbito de trabalho, seguindo um molde tradicional. Há, também, a cultura de Clã, a qual procura ter um bom trabalho em equipe como a melhor forma de obter lucro e resultado. Já a cultura de Mercado tem como base a competividade de funcionários e do meio externo (outras empresas). A cultura de Adhocracia procura a inovação por meio de diversos talentos, dentre eles estão a criatividade, o dinamismo, o empreendedorismo e a inovação. Além desses quatro tipos de cultura organizacional apresentados, foi feita também uma análise do material de Charles Handy, que exemplifica os tipos organizacionais correlacionando-os com deuses gregos. Tendo em vista que a cultura organizacional é um reflexo da ética e da moral de uma empresa, é menos provável que o plano de negócio seja bem executado com esse conceito, já que a cultura organizacional estabelece os valores da empresa. Assim, os colaboradores que entendem esses princípios levam adiante o legado da organização, promovendo resultados positivos. Ademais, foram feitas pesquisas em duas empresas, mostrando a diferença entre uma corporação bem estruturada e outra instituição que não apresentava o conhecimento necessário para que seu negócio fosse mais próspero.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9775
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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