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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9775
Title: | As diferenças da cultura organizacional nas empresas |
Other Titles: | Differences in organizational culture in companies |
Authors: | RODRIGUES, Gabriella Scharf Ternero NASCIMENTO, Julia Caroline do ALVES, Maria Gabriele |
Advisor: | SILVA, Gabriela Messias da CAMARGO, Paula Cristiane de |
Other contributor: | GRECCO, José Roberto CAMARGO, Paula Cristiane de |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Cultura organizacional;Ambiente organizacional;Comportamento organizacional |
Issue Date: | 21-Jun-2022 |
Publisher: | 029 |
Citation: | RODRIGUES, Gabriella Scharf Tenero; NASCIMENTO, Julia Caroline do; ALVES, Maria Gabriele. As diferenças da cultura organizacional nas empresas. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) – Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2022. |
Abstract: | Ter uma cultura organizacional não diz respeito apenas ao ambiente dentro da
empresa, mas também à forma como os clientes ou fornecedores são tratados, pois
isso afeta muito as instituições que não possuem um bom atendimento ao cliente e,
consequentemente, não crescem no mercado de trabalho. Dentro desse conceito,
existem algumas subdivisões: a primeira delas é a cultura de hierarquia, comumente
adotada em empresas antigas, na qual não se dispensa a formalidade no âmbito de
trabalho, seguindo um molde tradicional. Há, também, a cultura de Clã, a qual procura
ter um bom trabalho em equipe como a melhor forma de obter lucro e resultado. Já a
cultura de Mercado tem como base a competividade de funcionários e do meio externo
(outras empresas). A cultura de Adhocracia procura a inovação por meio de diversos
talentos, dentre eles estão a criatividade, o dinamismo, o empreendedorismo e a
inovação. Além desses quatro tipos de cultura organizacional apresentados, foi feita
também uma análise do material de Charles Handy, que exemplifica os tipos
organizacionais correlacionando-os com deuses gregos. Tendo em vista que a cultura
organizacional é um reflexo da ética e da moral de uma empresa, é menos provável
que o plano de negócio seja bem executado com esse conceito, já que a cultura
organizacional estabelece os valores da empresa. Assim, os colaboradores que
entendem esses princípios levam adiante o legado da organização, promovendo
resultados positivos. Ademais, foram feitas pesquisas em duas empresas, mostrando
a diferença entre uma corporação bem estruturada e outra instituição que não
apresentava o conhecimento necessário para que seu negócio fosse mais próspero. Having an organizational culture does not only concern the environment within the company, but also the way customers or suppliers are treated, as this greatly affects institutions that do not have good customer service and, consequently, do not grow in the job market. Within this concept, there are some subdivisions: the first is the hierarchy culture, commonly adopted in old companies, in which formality is not dispensed in the work environment, following a traditional mold. There is also the Clan culture, which seeks to have good teamwork as the best way to obtain profit and result. The Market culture is based on the competitiveness of employees and the external environment (other companies). The Adhocracy culture seeks innovation through diverse talents, among them are creativity, dynamism, entrepreneurship and innovation. In addition to these four types of organizational culture presented, we also made an analysis of Charles Handy's material, which exemplifies organizational types correlating them with Greek gods. Since organizational culture is a reflection of a company's ethics and morals, the business plan is less likely to be well executed with this concept, as organizational culture establishes the company's values. Thus, employees who understand these principles carry forward the organization's legacy, promoting positive results. In addition, a research was carried out in two companies, showing the difference between a well-structured corporation and another institution that did not have the knowledge that is needed for its business to be more prosperous |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9775 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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