Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/973
Title: A contribuição da comunidade virtual no desenvolvimento de jogos
Other Titles: The contribution of the virtual community in the development of games
Authors: RUBERTO JÚNIOR, Marcelo
Advisor: OLIVEIRA, Raul Paiva de
Other contributor: FROSONI, Daniele Junqueira
BAKRI, Adnan
type of document: Monografia
Keywords: Jogos eletrônicos;Redes sociais
Issue Date: 27-Jun-2015
Publisher: 004
Citation: RUBERTO JUNIOR, Marcelo. A contribuição da comunidade virtual no desenvolvimento de jogos, 2015. Trabalho de conclusão de curso (curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Abstract: Este trabalho monográfico tem como objetivo explorar como o conteúdo gerado pelo usuário pode influenciar um jogo digital no que diz respeito à sua popularidade, longevidade e lucratividade. Para tal, foram estudados alguns casos de produtos no mercado que já fazem uso do recurso, para análise de alguns de seus dados e demonstração dos resultados. Esse estudo surgiu da necessidade de se procurar alternativas para que desenvolvedores de jogos mantivessem sua comunidade ativa e consumindo seu produto, e da dificuldade que pode ser para estúdios menores a produção de conteúdo em massa. Com base no estudo, considera-se a utilização de itens criados pela comunidade uma alternativa válida para as empresas, devido ao impacto positivo que ela pode executar principalmente em seu aspecto financeiro, embora essa tendência possa sofrer certa resistência pela dificuldade que se apresenta prevenir a quebra de direitos autorais ou a disseminação de conteúdo impróprio pelas mídias.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/973
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20151S_RUBERTOJUNIORMarcelo_CD2074.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.