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Título: Estudo de caso - Falta de acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva na tecnologia
Título(s) alternativo(s): Case study - Lack of accessibility of people with hearing impairment in technology
Autor(es): GOMES, Amanda Margutti
SANTOS, Amanda Soares dos
LIMA, Ayane Ferreira de
VIEIRA, Camilly Vitória Soto
Orientador(es): BARBOSA, Maria Célia
ORDINE, Gabriel Felipe Giglio
Outro(s) contribuidor(es): BARBOSA, Maria Célia
DINIZ, Fábio Gerônimo Mota
LEITE, Jeferson Luiz
GABRIEL, Renato de Souza
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pessoas com deficiência auditiva;Inclusão social;Comunicação digital;Comunicação não verbal;Acessibilidade ao meio físico;Língua brasileira de sinais
Data do documento: 27-Nov-2021
Editor: 103
Referência Bibliográfica: GOMES, Amanda Margutti et al. Estudo de Caso – Falta de acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva na tecnologia. Orientadores: Maria Célia Barbosa e Gabriel Felipe Giglio Ordine. 2021. 15 f. Monografia (Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio). Etec Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2021.
Resumo: Em face à recente lei que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, este estudo teórico investiga um tópico contemporâneo com relevância política, social e cultural da comunidade surda, no que tange à disponibilidade de conteúdos em sites e aplicativos em Língua Portuguesa para Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a finalidade de analisar como estes têm proporcionado espaços de interlocução para os usuários portadores de deficiência auditiva. Esta é uma pesquisa de metodologia exploratória. A conclusão da análise de dados evidenciou que as comunicações dos sites ainda não legitimam a Libras, pois para o estabelecimento de interlocução entre usuário e site é necessário ter conhecimento de Língua Portuguesa escrita. Palavras-chave: Deficiência auditiva. Inclusão digital. Internet. Libras. Acessibilidade. Conscientizar.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9737
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