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Título: Panorama das práticas de responsabilidade social empresarial no setor calçadista de Franca – SP
Título(s) alternativo(s): Overview of corporate social responsibility practices in the footwear sector in Franca – SP
Autor(es): PIMENTA, Rita Maria Vivenzio
Orientador(es): RODRIGUES, Maria Rafaela Junqueira Bruno
Outro(s) contribuidor(es): RODRIGUES, Maria Rafaela Junqueira Bruno
ALVES, Vanessa Cintra
BIANCHINI, Vivian Karina
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Calçados;Ética;Política ambiental;Responsabilidade social
Data do documento: 2-Jul-2011
Editor: 109
Referência Bibliográfica: PIMENTA, Rita Maria Vivenzio. Panorama das práticas de responsabilidade social empresarial no setor calçadista de Franca – SP. Franca. 2011. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Gestão da Produção Industrial). Faculdade de Tecnologia de Franca “Dr. Thomaz Novelino”, 2011
Resumo: Uma nova maneira de fazer negócios surge no cenário econômico mundial, baseada na globalização, velocidade da informação e principalmente na valorização social e ambiental. Portanto, a Responsabilidade Social Empresarial passa a ser atualmente uma nova ferramenta estratégica para o desenvolvimento social e econômico do país, alinhando lucro e melhoria social. De acordo com este pensamento, a presente pesquisa propõe que a responsabilidade social aliada aos negócios pode beneficiar tanto as organizações como todos os envolvidos direta ou indiretamente ligados a elas. Todo o material teórico trata do tema responsabilidade social empresarial e sua ligação com a ética, seu surgimento e desenvolvimento no cenário mundial, seu histórico no Brasil, suas certificações e também a sua relevância no desenvolvimento social empresarial. O estudo de campo buscou verificar o panorama de ações de responsabilidade social empresarial no setor calçadista de Franca-SP. A intenção da presente pesquisa é contribuir para o fortalecimento do conceito de que a responsabilidade social empresarial por meio de planejamento pode agregar valor econômico aos negócios, porém sua ênfase é contribuir para o desenvolvimento social. O estudo observou que a Responsabilidade Social no setor calçadista francano é um assunto a ser tratado com muito empenho para que uma nova cultura social seja estabelecida beneficiando toda a cadeia produtiva
A new way of doing business in the global economy emerges; based on globalization, speed of information and especially in social and environment value. Therefore, corporate social responsibility becomes a new strategic tool for social and economic development of the country, aligning profit and social improvement. According to that thought, this research suggests that social responsibility in business together can benefit both organizations as everyone involved directly or indirectly linked to them. All theoretical material comes to the topic corporate social responsibility and its connection with ethics, its emergence and development on the world stage, its history in Brazil, their certifications and also their relevance in social enterprise. The field study aimed at verifying the panorama of social responsibility in the footwear industry in Franca. The intention of this research is to contribute to strengthening the concept that social responsibility in business rips through economic planning can add value to business, but its emphasis is to contribute to social development. The study found that social responsibility in the footwear sector in the city of Franca is a matter to be discussed with much enthusiasm for a new social culture is established to benefit the entire supply in chain.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9713
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