Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9689
Título: Proposta de revitalização de um ambiente infantil: utilização de materiais sustentáveis
Título(s) alternativo(s): Proposal for revitalizing a children's environment: use of sustainable materials
Autor(es): CABRAL, Laysa Coutinho
RAVAZI, Letícia de Oliveira
NOBRE, Victória Pereira da Silva
XAVIER, Vitória Oliveira
Orientador(es): POLIDORO, Juliana Demarchi
Outro(s) contribuidor(es): POLIDORO, Juliana Demarchi
LIBANORE, Luis Camilo Lelis
YAMAUCHI, Ana Maria Zeferino
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Público infantil;Sustentabilidade
Data do documento: 28-Jun-2022
Editor: 136
Referência Bibliográfica: CABRAL, Laysa Coutinho; RAVAZI, Letícia de Oliveira; NOBRE, Victória Pereira da Silva; XAVIER, Vitória Oliveira. Proposta de revitalização em um ambiente infantil: utilização de materiais sustentáveis, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2022.
Resumo: O referente projeto consiste na revitalização de uma sala de leitura infantil em uma escola pública municipal da cidade de Tupã, EMEIEF Nossa Senhora de Fátima, buscando diferenciar das demais por conter materiais sustentáveis, paredes lúdicas, conforto e funcionalidade, em que tudo foi pensado e planejado para que as crianças se sintam bem acolhidas, e assim, despertem em si, o interesse da leitura e do aprendizado, sem que estes se tornem maçantes e traumáticos. Objetivo: Propor um ambiente de leitura ambientado com materiais sustentáveis, que seja ergonômico, funcional, confortável e lúdico, visando o aprendizado do público infantil através de pinturas e objetos. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa in loco, recolhendo todas as medidas e fotos do ambiente já existente, em seguida, foram feitas pesquisas que afirmassem o quão importante era alcançar os objetivos desse projeto, ademais, seguimos para a elaboração de planta e vistas técnicas, layout e Moodboard no AutoCad, e ainda, levantamento de maquete 3D no Sketchup. Resultados: Elaboramos a proposta mantendo as mesas, cadeiras, estantes de livros, revestimento de piso, pinturas coloridas na parede das janelas, divisórias de PVC, porta, iluminação e ventiladores que já compunham o ambiente, porém aplicamos uma nova pintura em algumas estruturas, realocamos algumas divisórias e diminuímos as quantidades de prateleiras e livros que estavam dispostos de forma totalmente desorganizada contribuindo para que o ambiente se tornasse pesado e desagradável. Foram acrescentados parede lúdicas para as crianças, mesa de apoio para a professora, sofá de palete, puff’s de pneu, suportes para mochila, prateleira com vasos de plantas recicláveis, papel adesivo para as mesas, tapetes tatame educativos e pintura de cor clara para que a sensação de paz e conforto viessem a habitar este local.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9689
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO EM UM AMBIENTE INFANTIL.pdf3.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRANCHA DESENHO 01.pdf102.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRANCHA DESENHO 02.pdf104.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRANCHA DESENHO 03.pdf142.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRANCHA DESENHO 04 (1).pdf832.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.