Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9675
Title: Extrato de cravo (Syzygium aromaticum) antifúngico como medida de controle do míldio na produção de alface (Lactuca sativa)
Authors: MACEDO, Beatriz da Silva
MARQUES, Diógenes Menezes
SILVA, Hailton Paulino da
SILVA, Ítalo Ricardo da
MESSIAS, Izatemberg Luz
SANTOS, Iam Marcos Mathias dos
Advisor: OLIVEIRA, José Roberto de
type of document: Monografia
Keywords: Pesticidas;Cravo-da-índia;Antifúngicos;Alface
Issue Date: Jul-2020
Publisher: 229
Citation: MACEDO, Beatriz da Silva; MARQUES, Diógenes Menezes; SILVA, Hailton Paulino da; SILVA, Ítalo Ricardo da; MESSIAS, Izatemberg Luz; SANTOS, Iam Marcos Mathias dos. Extrato de cravo (Syzygium aromaticum) antifúngico como medida de controle do míldio na produção de alface (Lactuca sativa), 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) – Etec Paulistano, São Paulo, 2020.
Abstract: A produção de alface, assim como a de qualquer outro produto natural para consumo humano, nunca cessará. Haja vista o crescimento populacional, que doravante só tenderá a aumentar a exigência do mercado consumidor. A preocupação que se faz presente, atrelado ao aumento dessa demanda é o também crescente uso proporcional e vasto que se fará dos pesticidas responsáveis por controlar o número de microrganismos cada vez mais abundantes nos locais de cultivo. Porém, a periculosidade do uso, aplicação e manuseio do agrotóxico pelo agricultor, pode gerar em longo prazo, consequências danosas à saúde não só do mesmo, como de sua produção, devido aos teores de toxicidade, bioacumulação e capacidade mutagênica que o produto carrega em suas moléculas. No caso da alface, a realidade não se mostra diferente. A enfermidade mais perigosa que a afeta é o chamado Míldio causado pelo fungo hospedeiro Bremia lactucae, um dos maiores responsáveis por atrapalhar seu cultivo, produção e consumo em escala industrial, afetando todas as fases do seu desenvolvimento. No controle de tal praga, tende a utilizarem-se vários tipos de agrotóxicos, sendo a maioria destes, com grau de toxicidade elevado (no mínimo grau II). Para tanto, desenvolver-se-á um produto de origem totalmente orgânica, cujo princípio ativo seja as propriedades aromáticas e antifúngicas do cravo, que conferirá tanto segurança à saúde de quem o manuseia quanto credibilidade ao consumo de quem o compra.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9675
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.