Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9671
Title: Negociações sindicais
Authors: ALVES, Charlene dos Santos
COSTA, Daiane Leandro da
FERREIRA, Emilly dos Santos Menezes
SANTOS, Luana Oliveira dos
SOUZA, Maria Analine
Advisor: LIMA, Francisco de Assis Ferreira
type of document: Monografia
Keywords: Sindicalismo;Negociação coletiva de trabalho
Issue Date: Jul-2016
Publisher: 172
Citation: SANTOS, C. dos S. Negociações sindicais , 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2016.
Abstract: No mundo dos negócios não existe uma regra específica para se negociar, mas existem aspectos fundamentais para que a negociação seja realizada com sucesso. E é isso que tanto o sindicato como o profissional de recursos humanos deve priorizar conhecer os interesses de seu adversário para obter um bom resultado. Para que o negociador realize um trabalho de forma inteligente, ele deve primeiramente conhecer o assunto a ser negociado, que meios poderia usar para impressionar seu oponente, procurar saber ouvir e entender seu ponto de vista, ter persuasão, e ter por objetivo principal a integridade e ética de cumprir todos os compromissos firmados após o acordo. A comunicação é um fator fundamental para uma negociação, mas também o preparo de estratégias e técnicas para chegar ao êxito do planejamento até o fechamento de acordos é essencial para que o profissional esteja capacitado de negociar de forma objetiva. O representante de recursos humanos deve levar em consideração tal preparo, pois a qualificação para tornar­se exímios negociadores se torna algo vital para a renovação da empresa. Saber dominar a arte da oratória, mostrar poder na voz, manter uma postura adequada, são recursos principais que impressionará o negociador oponente. Por isso, as empresas devem adotar a ideia de preparar seus executivos para discutirem de forma profissional as necessidades tanto da empresa como do trabalhador.
En el mundo de los negocios no existe una norma específica para negociarse, sino aspectos imprescindibles para que la negociación sea exitosa. Eso es lo que tanto el sindicato como el profesional de recursos humanos deben priorizar, conocer los intereses de su adversario para alcanzar un buen resultado. Para que el negociador haga un trabajo de manera inteligente, debe en primer lugar conocer el asunto, los medios que podría utilizar para sorprender su oponente, saber oír y entender su punto de vista, ser persuasivo, y tener como objetivo principal la integridad y ética de cumplir todo lo que fue acordado. La comunicación es un factor imprescindible para la negociación, como así es también el preparo de estrategias y habilidades para alcanzar el éxito de la planificación a la condición de acuerdos, son esenciales para que el profesional negocie de forma objetiva. El profesional de recursos humanos debe tener en cuenta tal preparo, pues la cualificación para ser un excelente negociador es vital para la renovación de la empresa. Saber manejar la oratoria, exhibir poder en la voz, mantener una postura adecuada, son recursos esenciales que sorprenderán su oponente. Por eso, las empresas deben adoptar la idea de preparar a sus ejecutivos para discutan de manera profesional las necesidades de la empresa y de los empleados.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9671
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
recursoshumanos_2016_1_charlenedossantos_negociaçoesjuridicas.pdf
  Restricted Access
328.77 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.