Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9605
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TOMAZ, Mara Regina Arenhardt | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Aline de | - |
dc.contributor.author | YAMAUCHI, Ana Maria Zeferino | - |
dc.contributor.author | HASHIGUCHI, Débora de Souza Parussolo | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T18:09:04Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T18:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Aline de; YAMAUCHI, Ana Maria Zeferino; HASHIGUCHI, Débora de Souza Parussolo. Projeto de ambientação do hall de entrada da recepção da Etec Professor Massuyuki Kawano, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9605 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A recepção escolar é a porta de entrada de boas vindas e demanda atenção redobrada já que consiste o primeiro ambiente no qual os alunos e demais usuários terão contato ao entrar em uma escola. Além disso, é um ambiente em que alguns funcionários desenvolverão o seu trabalho. Portanto, além de um bom atendimento ao público, a recepção deve incluir também organização espacial, mobiliário apropriado, limpeza e beleza. Sobretudo beleza, pois, os ambientes ainda que preconizem a funcionalidade devem também ser bonitos. Partimos do pressuposto que os espaços educativos, quando organizados com ideias fazem com que as escolas contribuam para a criação e manutenção da sensação de bem-estar e segurança. Ou seja, favorecem a promoção de relações agradáveis entre as pessoas. O desenvolvimento de um ambiente escolar possibilita mudanças, promove escolhas e dá possibilidade social. Sendo assim, oferece condições essenciais para que os alunos e funcionários possam desenvolver todas as suas potencialidades. Portanto, vimos a necessidade de se trabalhar a ambientação da recepção da escola, colocando em prática o conceito descrito acima. Objetivo: Elaborar projeto de adequação e reestruturação do ambiente de recepção da Escola Técnica Professor Massayuki Kawano. Metodologia/ Desenvolvimento: para o conhecimento das particularidades e necessidades do local, foram realizadas entrevistas com os funcionários da área da recepção da escola e também com o diretor. Verificou-se a necessidade de reestruturação física do local, para melhor atendimento e conforto para os funcionários, além da carência de elementos decorativos para ambientar o local. As entrevistas ainda apontaram que ocorrem problemas de climatização e que por vezes forma-se um tumulto na busca de informações junto à secretaria. Dessas informações obtidas pela coleta de dados primários, o projeto prevê a utilização de mobiliários que facilita o atendimento e acomode o público no ambiente. Para a elaboração do espaço foi utilizado mobiliário e elementos decorativos, proporcionando conforto aos funcionários e usuários do local, introduzindo funcionalidade por meio de repaginação do ambiente. Resultados: Os estudos mostraram as necessidades de mudanças. Assim, o projeto de adequação veio integrar o ambiente, proporcionando conforto e estética. Foram utilizadas poltronas com acento estofado e estrutura em pallets, mesa de apoio, tecido de parede, floreira, biombo para divisão do espaço bem como a mudança do mobiliário já existente no local como a mudança do balcão e das cadeiras de espera. Através do projeto de adequação foram alcançados muitos benefícios à escola. O projeto conciliou orçamento disponível com a resolução de um espaço onde foi obtido funcionalidade, conforto e estética ao mesmo tempo. Conclusão: acredita-se que ambientação proposta pode resolver os problemas previamente detectados e trouxe novas possibilidades para a recepção da ETEC Prof. Massuyuki Kawano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Design de Interiores | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 136 | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Cultural e Design | pt_BR |
dc.title | Projeto de ambientação do hall de entrada da recepção da Etec Professor Massuyuki Kawano | pt_BR |
dc.title.alternative | Etec Professor Massuyuki Kawano reception entrance hall atmosphere project | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BALCÃO 02.pdf | 26.45 kB | Adobe PDF | View/Open | |
MESA DE APOIO 02.pdf | 18.36 kB | Adobe PDF | View/Open | |
PLANTA ATUAL 1.pdf | 28.92 kB | Adobe PDF | View/Open | |
PLANTA TÉCNICA ANTERIOR 1.pdf | 22.79 kB | Adobe PDF | View/Open | |
POLTRONA 02.pdf | 25.89 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Projeto de Ambientação do Hall de Entrada ETEC.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.