Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9564
Título: Abscesso em bovinos : prevenção dos abscessos em bovinos
Autor(es): FELISBERTO JÚNIOR, Marcelo de Andrade
GOMES FILHO, Roberto Rodrigues
RUEDA, Victor Mariotti
SILVA, Marcelo Carvalho da
Orientador(es): CONHALATO, Giane da Silva
Outro(s) contribuidor(es): FERREIRA, Eva Maria Teodoro
SOUZA, Valéria Encarnação de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Abscesso;Bovinocultura
Data do documento: 23-Nov-2011
Editor: 037
Referência Bibliográfica: FELISBERTO JÚNIOR, Marcelo de Andrade; GOMES FILHO, Roberto Rodrigues; RUEDA, Victor Mariotti; SILVA, Marcelo Carvalho da. Abscesso em bovinos : prevenção do abscesso em bovinos. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso do Ensino Médio Integrado Curso Técnico em Agropecuária) Apresentado na Etec "Frei Arnaldo Maria de Itaporanga". Votuporanga/SP. 2011.
Resumo: O abscesso são formação de pús que ocorrem em diferentes tecidos, geralmente provocadas pelas bactérias denominadas piogênicas, os processos supurativos nos bovinos e em outros tipos de animais são relativamente freqüentes em virtude de acometimentos de doenças infecto-contagiosas. Em nosso trabalho aplicamos as práticas de esterilização de seringas e agulhas em um lote com 6 animais e em outro lote de 6 animais sem o uso de esterilização do material. O lote em que as práticas de prevenção foi aplicada resultou em animais que não apresentaram a formação de abscesso, no entanto, no lote em que o procedimento não foi realizado observou-se a formação de abscesso. Portanto, concluímos que uma boa prática de esterilização e desinfecção durante o aplicação de medicamentos e vacinas contribuem para a sanidade e prevenção de abscesso em bovinos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9564
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abscesso em bovinos.pdf8.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.