Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9472
Título: Assistência à saúde da mulher: prevenção do câncer de mama
Título(s) alternativo(s): Women's health care: breast cancer prevention
Autor(es): MIZUMUKAI, Girlene Batista
SILVA, Laís Sanches da
SILVA, Luana Victoris Bezerra da
ALVES, Maria Aparecida da Silva
MARTINS, Sandra Regina da Silva
Orientador(es): SCHIAVETTO, Lucele
Outro(s) contribuidor(es): SCHIAVETTO, Lucele
ANTONIOSI, Adriana
MIGUEL, Giovana Bianchi Parise
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sintomas cancerínicos;Mama;Saúde da mulher;Atenção primária à saúde;Prevenção de doenças;Diagnóstico precoce
Data do documento: 27-Nov-2021
Editor: 103
Referência Bibliográfica: MIZUMUKAI, Girlene Batista et al. Assistência à saúde da mulher: prevenção do câncer de mama. Orientador: Lucele Scgiavetto. 2021. 105f. Monografia (Curso Técnico em Enermagem). Etec Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2021.
Resumo: Tendo em vista que o câncer de mama é um dos principais tumores que acometem as mulheres e que sua identificação nos estágios iniciais pode resultar em maiores chances de cura, pesquisa-se sobre a assistência à saúde da mulher na prevenção do câncer de mama, a fim de analisar o papel da atenção primária à saúde no programa de assistência à mulher com foco na prevenção. Para tanto, é necessário orientar sobre a importância dos exames preventivos, do exame clínico das mamas e identificar os fatores de riscos. Realiza-se, então, uma pesquisa quali-quantitativa e descritiva, apoiando-se em técnicas de coleta de dados através de questionários, utilizando um roteiro de perguntas com questões de múltiplas escolhas. Entrevista com médico oncologista e mastologista sobre prevenção ao câncer de mama, relato de experiência com uma paciente oncológica e realização de ações com foco na orientação de diferentes pontos de vista (palestras e rodas de conversa). Diante disso, verifica-se que o câncer é passível de prevenção e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, e está relacionado a vários fatores, como estresse, histórico familiar, fatores hormonais, alterações genéticas e tabagismo. O rastreamento é realizado através da mamografia, e recomenda-se iniciar a prevenção em torno dos 40 anos. A pesquisa constatou que a atenção primária de saúde é a porta de entrada dos usuários ao atendimento de saúde e que é extremamente importante o desenvolvimento de projetos com foco na prevenção, tais como realização de consultas e exames preventivos, bem como divulgação de campanhas educativas para as mulheres. Palavras-chaves: Saúde da mulher, Câncer de Mama, Atenção Primária de Saúde, Prevenção, Diagnóstico Precoce.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9472
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA MULHER PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.pdf
  Restricted Access
2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.