Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9451
Título: A assistência da enfermagem para pacientes com HIV
Título(s) alternativo(s): Nursing care for HIV patients
Autor(es): CAVALIER, Cleisly Carolaine
SANTOS, Luana Caroline Barbosa do Alto
ALVES, Michele
Orientador(es): SCHIAVETTO, Lucele
Outro(s) contribuidor(es): SÁ, Elisete Trovão de
FERNANDES, Ednes Joelma Mendes
JUSTINIANO, Graciele Pinheiro de Morais
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Infecções por hiv;Humanização da assistência;Métodos de medicação
Data do documento: 27-Nov-2021
Editor: 103
Referência Bibliográfica: CAVALIER, Cleisly Carolaine; SANTOS, Luana Caroline Barbosa do Alto; ALVES, Michele. A assistência da enfermagem para pacientes com HIV. Orientador: Lucele Schiavetto. 2021. 22f. Monografia (Curso Técnico em Enfermagem). Etec Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2021.
Resumo: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma manifestação clínica avançada, tendo se tornado um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, devido ao aumento do número de casos, alto custo de medicação terapêutica, sequelas físicas e emocionais e aos altos índices de mortalidades. Com o advento da terapia antirretroviral, a sobrevida dos portadores do HIV aumentou e, desta forma, esta doença tem sido considerada uma condição crônica. Para manter o HIV sob controle é necessário um acompanhamento periódico de saúde, como consultas médicas e uso de medicamentos diários. O presente trabalho tem como proposta identificar as dificuldades relacionadas a assistência da enfermagem na visão do portador de HIV/AIDS, pois para o portador, ter empatia para que se sintam bem, seguro e confiante é fundamental para seguir adequadamente o tratamento até o final. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário. No contato com esses portadores foi possível observar que procuram viver e sentir-se normais, entretanto revelam existir na sociedade muito preconceito, o que os levam ao dilema de revelar ou não o status sorológico, mencionaram também a importância e os benefícios dos antirretrovirais. O resultado do estudo revelou que se ter em vista um tratamento humanizado é muito importante, para fazer as pessoas que precisam de atendimento e acompanhamento ter a sua saúde renovada com qualidade, com relação ao papel do serviço municipal, esse papel é muito bem prestado, pois os pacientes são prioridade, o atendimento é de fácil acesso, acolhedor, o que faz a diferença no dia a dia na qualidade de vida dessas pessoas. Palavras-chave: Conscientização. Humanização. Empatia. HIV. Tratamentos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9451
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM PARA PACIENTES COM HIV.pdf
  Restricted Access
354.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.