Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9437
Title: A qualificação profissional para o mercado de trabalho no setor de bares e restaurantes
Other Titles: Professional qualification for the job market in the bar and restaurant sector
Authors: NAKATSUGI, Aline Minako da Silva
CIARAMICOLI, Angela Francisca
LOPES, Edivaldo Passafaro
SILVA, Edson Bernardo da
XAVIER, Jéssica Lima
VIANA, Luciano Nistarda
Advisor: SILVA, Aline Bezerra da
Other contributor: SILVA, Aline Bezerra da
type of document: Monografia
Keywords: Restaurantes
Issue Date: 30-Nov-2015
Publisher: 136
Citation: NAKATSUGI, Aline Minako da Silva; CIARAMICOLI, Angela Francisca; LOPES, Edivaldo Passafaro; SILVA, Edson Bernardo da; XAVIER, Jéssica Lima; VIANA, Luciano Nistarda. A Qualificação Profissional para o Mercado de Trabalho no Setor de Bares e Restaurantes, 2015.(Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Prof. Massuyuki Kawano – Tupã, 2015.
Abstract: Este trabalho enfoca o atendimento a clientes de lanchonetes, bares e restaurantes da cidade de Tupã, a fim de analisar a falta de capacitação de profissionais na área de Garçons e Cozinheiro, e o trabalho dos mesmos nestes estabelecimentos. O objetivo do projeto é propor treinamentos profissionais para a área de atendimento de Bares e Restaurantes para suprir a carência desse profissional no mercado de trabalho e apresentar conceitos e técnicas para desenvolver habilidades profissionais mais apuradas e orientadas para o cliente. Identificar as habilidades necessárias para cada indivíduo, desenvolver a capacitação dos funcionários para um atendimento qualificado no setor de alimentos e bebidas, identificar os diferentes tipos de bares e restaurantes existentes, para adequar sua atuação para atender as necessidades e expectativas dos clientes. Foram feitas pesquisas com base na classificação brasileira de ocupações e sobre o tema em sites da internet, livros, documentos impressos, visita, observação in loco e entrevista. Foi realizado um estudo de caso único tendo como base, a Lanchonete “BIG LANCHES”, localizada na Rua Canadá, nº 318, Jardim América, no Município de Tupã. O Trabalho relata a criação da Lanchonete, suas características e a visão do proprietário quanto à qualidade do atendimento do seu estabelecimento. A partir da análise de pontos fortes e fracos do atendimento sugere uma forma mais adequada para contratação de profissionais na área de atendimento, com destaque para a Qualidade de Atendimento ao cliente. Verificou-se que não há realmente uma preocupação dos profissionais do estabelecimento com um bom atendimento aos clientes, fato este constatado até mesmo pelo proprietário da lanchonete visitada
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9437
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.