Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/93
Título: Logística reversa de resíduos da construção civil: uma análise de viabilidade econômica
Título(s) alternativo(s): Reverse logistics of construction waste: an economic feasibility analysis
Autor(es): SANTOS, Fábio Ricardo dos
POMPEU, Ricardo Bertoni
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Logística reversa;Engenharia civil;Meio ambiente - resíduos
Data do documento: 2014
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SANTOS, Fábio Ricardo dos, POMPEU, Ricardo Bertoni. Logística reversa de resíduos da construção civil: uma análise de viabilidade econômica. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.2, n.1, p.105-120, mar./set. 2014. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/19/26. Acesso em 20 de maio de 2016.
Série/Relatório no.: R.Tec.FatecAM Americana v.2 n.1 p.105-120 mar./set./2014;
Resumo: O impacto ambiental produzido pela atividade da Construção Civil vem despertando atenção em decorrência da grande quantidade de resíduos gerados e no acelerado crescimento das cidades. É importante dizer que este resíduo é o equivalente a duas vezes em massa ao dos resíduos domiciliares. As Usinas de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) produzem agregado reciclado com variada composição material que poderão ser reaplicados em argamassas e concretos não estruturais. Neste trabalho, foram feitos estudos com a finalidade de avaliar a viabilidade de implantação de uma Usina de RCC na cidade de Santa Bárbara d’Oeste/SP utilizando os métodos de análise do Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Tempo de Retorno do Capital (TRC) e o método de simulação de Monte Carlo. O VPL ficou em R$ 10.589.752,40 (dez milhões quinhentos e oitenta e nove mil setecentos e cinquenta e dois reais e quarenta centavos) considerando um horizonte de vinte anos. Nesta mesma situação a TIR atingiu uma taxa de 24% e o TRC foi de aproximadamente seis anos. Para uma simulação de Monte Carlo foi possível propor uma variação máxima no preço dos resíduos que entram e também dos agregados que são vendidos. Contudo, o trabalho comprova a viabilidade do empreendimento e servirá como elemento norteador na gestão de resíduos da construção civil.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/93
ISSN: 2446-7049
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos do CPS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
logistica_reversa_residuos_construcao_civil.pdf219.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.