Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/937
Título: Método phishing scam e a engenharia social em fraudes bancárias
Título(s) alternativo(s): Phishing scam method and social engineering in bank fraud
Autor(es): CAMPAGNOL, Thiago Rodrigues
Orientador(es): VENTURA, Acácia de Fátima
Outro(s) contribuidor(es): ARANHA, Maria Cristina Luz Fraga Moreira
INNARELLI, Humberto Celeste
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança em sistemas de informação;Internet banking
Data do documento: 8-Dez-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: CAMPAGNOL, Thiago Rodrigues. Método phishing scam e a engenharia social em fraudes bancárias, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: Este trabalho tem por objetivo conscientizar e orientar usuários leigos sobre segurança da informação, no tocante a utilização da Internet quando efetuar transações bancárias, tendo em vista que um dos problemas enfrentados por essa população é se tornarem alvos de fraudes na rede mundial de computadores, principalmente através de e-mails e telefone, vários indivíduos utilizam técnicas de engenharia social, que é um método de ataque que utiliza a persuasão e a “lábia”, explorando a boa fé e/ou da ingenuidade da vítima a fim de prejudicá-la. Foram estudados os métodos, técnicas e golpes usados por engenheiros sociais para envolver suas vítimas, bem como meios de se precaver desses golpes através do método investigativo dessa realidade, tendo em vista que tanto as formas de fraudes quanto os meios para combatê-las estão em constantes mudanças, logo, não se pode abordar este trabalho do ponto de vista de procedimentos rígidos e imutáveis. Conclui-se que, devido à complexidade de alguns golpes ou a forma como a vítima é abordada, as soluções dadas para a prevenção dos golpes que os engenheiros sociais utilizam, apontadas neste trabalho, podem abranger uma parte dos clientes, visto que o ser humano é racional, emotivo, certamente o engenheiro social encontra uma brecha para explorar a emoção momentânea de sua vítima.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/937
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20152S_CAMPAGNOLThiagoRodrigues_CD2517.pdf
  Restricted Access
4.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.