Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9214
Título: Métodos de amostragem de pragas e mancha preta na cultura do citrus
Título(s) alternativo(s): Sampling methods of pests and black spot in citrus crops
Autor(es): CARDOSO, Rodrigo Carmo
Orientador(es): FAULIN, Marisa Silveira Almeida Renaud
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cochonilhas;Pinta preta;Agricultura de precisão
Data do documento: Dez-2015
Editor: 259
Referência Bibliográfica: CARDOSO, Rodrigo Carmo. Métodos de amostragem de pragas e mancha preta na cultura do citrus, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015.
Resumo: A citricultura brasileira é de grande importância para economia do país. Durante sua produção existem inúmeras pragas e doenças que atacam seu potencial produtivo, sendo assim, a maior parte do custo de produção é destinado aos tratos fitossanitários. O objetivo deste trabalho foi sugerir um método de amostragem mais eficiente e representativo para o pomar. Realizou-se pesquisa em cinco talhões comerciais da laranja “Natal” (Citrus sinensis L. Osbeck) com frutos destinados à indústria. Foram realizados dois tipos de amostragens em cada talhão, repetidos em quatro experimentos. Cada experimento teve duração média de 10 a 15 dias entre experimento. Os pontos de amostragens foram confeccionados em software de SIG e transferidos para GPS Garmin, para que o inspetor de pragas realiza essa a inspeção. Em seguida, os dados foram tabulados em uma planilha do Microsoft Excel para análise da evolução das pragas e doenças, bem como se houve nível de controle. Observou-se algumas diferenças entre as amostragens, sendo algumas vezes um método mais eficiente que o outro, no entanto o ziguezague com pontos georreferenciado foi melhor na maior parte do experimento, com exceção para ácaro da leprose onde o método em graded observou maior incidência da praga em três das quatro repetições realizadas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9214
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_rodrigocarmo_metododeamostragemdepragas.pdf491.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.