Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9126
Título: Influência da profundidade de deposição da semente e do fertilizante no percentual e na velocidade de emergência da plântula de algodão
Título(s) alternativo(s): Influence of seed and fertilizer deposition depth on the percentage and speed of emergence of cotton seedlings
Autor(es): AMARAL, Luciano do
Orientador(es): TANAKA, Edson Massao
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Algodão;Fertilização;Adubação;Sementes
Data do documento: Dez-2015
Editor: 259
Referência Bibliográfica: AMARAL, Luciano do. Influência da profundidade de deposição da semente e do fertilizante no percentual e na velocidade de emergência da plântula de algodão, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015.
Resumo: A cultura do algodoeiro (Gossypium hirsutum) tem grande importância econômica no Brasil devido à diversidade de utilização de seus produtos, destacando-se também como grande fonte na geração de divisas para o país. Para aumentar o rendimento da cultura e obter alta produtividade é necessária uma adequada absorção de nutrientes, principalmente no inicio de seu desenvolvimento, onde a taxa de crescimento é mais elevada. O objetivo deste trabalho foi avaliar o percentual e a velocidade de emergência da plântula do algodoeiro submetido a diferentes profundidades de deposição do adubo e da semente. O experimento foi conduzido em ambiente protegido na casa de vegetação da Faculdade de tecnologia Shunji Nishimura na cidade de Pompeia SP. Sendo o adubo fosfatado superfosfato simples em doses iguais e semente de variedade FM 975 WS da Bayer de três peneiras diferentes. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se que a profundidade de enterrio da semente, a profundidade do fertilizante e a posição do fertilizante em relação a semente influenciam diretamente no percentual e na velocidade das emergências concluindo-se que: 1) Profundidades maiores de semeadura reduzem o percentual e velocidade de emergencias, independente do seu tamanho, podendo ocorrer perdas de até 52% nas emergências; 2) A posição do fertilizante de 3,0 cm abaixo da semente é a profundidade mais adequada para ser utilizada independente da profundidade e tamanho de semente; 3) A combinação de profundidades que obteve melhores resultados foi a de 2,5 cm de enterrio da semente e 3,0 cm do fertilizante abaixo da semente.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9126
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_lucianodoamaral_influenciadaprofundidadededeposicaodasemente.pdf
  Restricted Access
903.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.