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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9119
Título: | Sustentabilidade e expansão: plano de marketing para uma pequena empresa de fabricação de pães. |
Título(s) alternativo(s): | Sustainability and expansion: marketing plan for a small bread-making company. |
Autor(es): | CAMPOS, Antonio Cesar de PANUCI, Débora TatsumiN |
Orientador(es): | FERREIRA, Daniel Paulo |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Padarias;Marketing de mídias sociais |
Data do documento: | 20-Dez-2018 |
Editor: | 275 |
Referência Bibliográfica: | CAMPOS, Antonio Cesar de; PANUCI, Débora Tatsumi. Sustentabilidade e expansão: plano de marketing para uma pequena empresa de fabricação de pães. 2018. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2018. |
Resumo: | O setor de panificação é composto, sobretudo de pequenas empresas e, apesar das recentes
crises, conseguiu um crescimento acima da inflação durante os últimos anos, graças, em parte,
à variação ocorrida no mercado o setor onde atua que, porém, é um dos mais concorridos, apesar
do grande mercado. Tal característica faz com que o ramo seja ao mesmo tempo atrativo e
desafiador, exigindo estratégias de diferenciação, segmentação de clientes e comunicação de
forma a fidelizar a clientela e expandir o quadro de clientes. O presente trabalho buscou avaliar
as ações de marketing para pequenas empresas do setor de padaria e elaborar um plano de
marketing, contendo as ações que podem auxiliar no crescimento e sustentabilidade da empresa
de panificação. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, buscando em trabalhos
técnicos e científicos caracterizar os objetos de estudo. Para a realização do Plano de Marketing,
se escolheu uma pequena padaria na cidade de Assis. Com as ações propostas, espera-se uma
ampliação no número de clientes, sem descaracterizar a padaria e sua relação com a clientela,
ampliando, ainda, as possibilidades de faturamento. The bakery sector is composed mainly of small companies and, despite the recent crises, has achieved a growth above inflation during the last years, thanks in part to the variation in the market the sector where it operates but which is one of the more crowded, despite the big market. This feature makes the branch both attractive and challenging, requiring strategies of differentiation, customer segmentation and communication in order to build customer loyalty and expand the customer base. The present work sought to evaluate the marketing actions for small companies in the bakery sector and to elaborate a marketing plan, containing the actions that can aid in the growth and sustainability of the bakery company. In order to do so, we used bibliographic research, seeking technical and scientific work to characterize the objects of study. For the realization of the Marketing Plan, if you chose a small bakery in the city of Assis, in São Paulo State. With the proposed actions, it is expected an increase in the number of customers, without discharacterizing the bakery and its relation with the clientele, expanding, also, the possibilities of billing. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9119 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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