Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9084
Título: Indução ao estresse de plantas de tomateiro e feijoeiro por etileno e sua recuperação através do bioestimulante biozyme
Título(s) alternativo(s): Induction of stress in tomato and bean plants by ethylene and its recovery through the biostimulant biozyme
Autor(es): SANTOS, João Pedro Bertoncini dos
SOUZA, Robson Thiago de
Orientador(es): DOMINGUES, Marcio Christian Serpa
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Tomate;Feijão;Cultivo de plantas;Pulverizadores
Data do documento: Dez-2015
Editor: 259
Referência Bibliográfica: SANTOS, João Pedro Bertoncini dos; SOUZA, Robson Thiago de. Indução ao estresse de plantas de tomateiro e feijoeiro por etileno e sua recuperação através do bioestimulante biozyme, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015.
Resumo: O feijão é um alimento importante devido ao seu alto teor de nutrientes, pode ser cultivadas em três épocas, safras das “águas”, da “seca” e do “inverno”, sendo o Brasil o maior produtor mundial. O tomate, economicamente, é um dos cultivares mais importantes do grupo das hortaliças, devido a geração de empregos. As plantas estão sujeitas a condições adversas durante todo o ciclo causando estresse, que afetam seu desenvolvimento. Esses podem ser causadores por deficiência hídrica, temperatura (frio/calor), salino, anoxítico, entre outros. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a recuperação das plantas submetidas à aplicação de etileno em dosagem de 250 mgL-1, 500 mgL-1 e 750 mgL-1, com a utilização do bioestimulante Biozyme com dosagem de 3mlL-1, 2mlL-1 e 1mlL-1, nas culturas do tomate (Lycopersicum esculentum) e feijão (Phaseolus vulgaris), usando como critério de avaliação o desenvolvimento das plantas em resposta as doses aplicadas em cada tratamento. O Volume de Aplicação em cada tratamento foi um parâmetro importante na pulverização do Biozyme e do Etileno (ethrel) para correlação da eficiência. Avaliou-se: I) altura das plantas, II) peso da massa fresca, III) coloração das folhas, IV) abscisão das folhas e o desenvolvimento das plantas. O experimento foi realizado no campus da Faculdade de Tecnologia de Pompéia – Fatec Shunji Nishimura. Nos tratamentos que utilizaram dosagens maiores do Biozyme com dosagens mínimas de etileno, observou-se que houve uma amenização, e até recuperação em alguns tratamentos, da ação do etileno. Nos tratamentos que utilizaram alta concentração de Etileno pela pulverização do Ethrel, o Biozyme (bioestimulante) as plantas não se recuperaram.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9084
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_joaopedrobertoncini_inducaoaoestressedeplantas.pdf
  Restricted Access
1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.