Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9049
Título: Evolução da resistência a penetração do solo e falhas de perfilhamento em colheita mecanizada de cana-de-açúcar
Título(s) alternativo(s): Evolution of soil penetration resistance and tillering failures in mechanized sugarcane harvesting
Autor(es): SALI, Caroline da Silva
Orientador(es): TANAKA, Edson Massao
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Etanol;Etanol (produção)
Data do documento: Dez-2015
Editor: 259
Referência Bibliográfica: SALI, Caroline da Silva. Evolução da resistência a penetração do solo e falhas de perfilhamento em colheita mecanizada de cana-de-açúcar, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015.
Resumo: A cana-de-açúcar e uma das culturas de maior potencial energético e é a principal matéria-prima de produção de açúcar e etanol. Objetivo do trabalho foi acompanhamento das falhas de perfilhamentos e resistência a penetração do solo estudado. O experimento foi realizo na Fazenda Santa Martha situada na cidade Espirito Santo do Turvo/SP, em um área cultivada de cana-de-açúcar, o trabalho foi conduzido após o primeiro corte da área, foram feitas comparações de um ano para o outro para a determinação do índice de falha. Para quantificação da resistência a penetração foi usado o equipamento medidor elétrico solo track da marca falker, para ilustração dos dados analisados foi usado o programa Arcgis para confecção de mapas interpolados utilizando o modelo matemático Krigagem, para então analisar disposição dos efeitos analisados na área. O percentual de falha da área total após a colheita foi de 3%, a compactação ultrapassou 2,0 Mpa pra 2,73 Mpa em algumas áreas do talhão, o que influenciou na queda de produtividade. Sendo assim, conclui-se que não houve perfilhamento nos pontos que indicava falhas, e que resistência a penetração da área não é considerada compactação pois teve sua localização alterada.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9049
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_carolinedasilva_evolucaodaresistenciaapenetracaodosolo.pdf
  Restricted Access
1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.