Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8994
Título: O impacto da cultura organizacional: um estudo sobre o setor pet no município de Tupã
Título(s) alternativo(s): The impact of organizational culture: a study on the pet sector in the municipality of Tupã
Autor(es): GARCIA, Alana Lourenço
SOUZA, Ashilei Eduarda de
BUSTILHO, Jaqueline de Oliveira
TOMÉ, Larissa de Souza da Silva
SANTOS, Maria Angélica Martins dos
FERREIRA, Miryam Ricardo
Orientador(es): YAMAUCHI, Fernanda
Outro(s) contribuidor(es): YAMAUCHI, Fernanda
MANOEL, Caroline Penteado
HATANO, Lucas
BERNARDES, Juliana Correa
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Recursos humanos;Cultura organizacional
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: 136
Referência Bibliográfica: GARCIA, Alana Lourenço; SOUZA, Ashilei Eduarda de; BUSTILHO, Jaqueline de Oliveira; TOMÉ, Larissa de Souza da Silva; SANTOS, Maria Angélica Martins dos; SANTOS, Maria Rosa Martins dos; FERREIRA, Miryam Ricardo. O impacto da Cultura organizacional: um estudo sobre o setor pet no município de Tupã, 2016.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Professor Massuyuki Kawano , Tupã, 2016.
Resumo: A Cultura Organizacional em um novo segmento, o profissional de Recursos Humanos na atualidade e a importância da entrega do manual. A cultura organizacional engloba todos os valores, ou seja, pressuposto e sua maneira de agir como um todo, são as características chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir suas metas. O objetivo principal do trabalho é criar um modelo de regras e normas para Cultura Organizacional de um novo segmento na região de Tupã, tendo como objetivos específicos: criar o manual da organização em formato de livreto, e realizar uma pesquisa de campo quali-quantitativa que possibilite uma análise do tema, aumentando a visibilidade da necessidade de manuais sobre a cultura organizacional. O desenvolvimento do tema do trabalho foi baseado na metodologia da pesquisa bibliográfica, a qual considera a utilização de livros, artigos e sites confiáveis para a elaboração do referencial teórico, com o propósito de organizar um manual sobre a cultura organizacional e também a realização de uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com o objetivo de coletar dados qualiquantitativos para demonstrar a importância da transmissão da cultura organizacional. A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados apoia a iniciativa de que cada organização tenha seu próprio manual, facilitando assim, o entendimento dos valores e pressupostos compartilhados por ela e fazendo com que os colaboradores tenham um “apoio” sempre que preciso. Conclui-se que a cultura organizacional tem como objetivo o modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. Palavras-chave: Recursos Humanos; Gestão de pessoas; Cultura Organizacional
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8994
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O impacto da Cultura Organizacional.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.