Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8989
Título: Processo de produção de solado usando material reciclado oriundo da borra do café e da queima do bagaço da cana de açúcar
Título(s) alternativo(s): Soles production process using recycled material from coffee grounds and sugar cane bagasse burning
Autor(es): SOUSA, Júlia Helena Moraes de
PESSONI, Michele Aparecida Germano
Orientador(es): MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de
Outro(s) contribuidor(es): ALVES, Maria Sílvia Rodrigues
SOEIRA, Fernando dos Santos
MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração Industrial;Indústria cafeeira;Processos de fabricação
Data do documento: 24-Nov-2020
Editor: 109
Referência Bibliográfica: SOUSA, Júlia Helena Moraes de; PESSONI, Michele Aparecida Germano. Processo de produção de solado usando material reciclado oriundo da borra do café e da queima do bagaço da cana de açúcar. 2020. (Curso Superior em Gestão da Produção Industrial). - Faculdade de Tecnologia de Franca – “Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2020.
Resumo: Atualmente, são observados dois grandes efeitos que afetam as indústrias: (a) o aumento da produção, acompanhando a evolução tecnológica, e (b) a necessidade de gestão de materiais, aplicando o princípio de sustentabilidade. Para assegurar a competitividade e permanência no mercado, diversos estudos evidenciam que as empresas buscam, cada vez mais, adotarem estratégias que aplicam inovação e sustentabilidade. O solado é um componente fundamental do calçado, podendo ser produzido através de diferentes materiais, destinado a proteção por meio de absorção de impactos. O município de Franca, SP, destaca se como polo calçadista possuindo diversas empresas de porte produtoras de solado. Baseando-se neste cenário, o presente estudo tem como objetivo: (a) analisar e descrever o processo produtivo em uma empresa situada no município de Franca, SP.(b) Aplicar os conceitos de sustentabilidade e inovação, desenvolvendo uma proposta de um processo produtivo alternativo para a fabricação de solado, usando como elementos básicos o resíduo de borra de café e material proveniente da queima do bagaço da cana de açúcar, com a tradicional borracha. A metodologia aplicada nesse trabalho usou pesquisa bibliográfica e exploratória sobre o tema, com abordagem qualitativa. Além disso, foi realizada a visita técnica na empresa para descrição do processo produtivo, tendo sido registrados os processos e a utilização de maquinários necessários nas operações de produção. Com relação ao processo produtivo, os resultados evidenciaram a necessidade de aprimoramento através da mudança de rotinas e de práticas organizacionais, visando a melhoria de sistema de produção em série. É sugerido que seja ajustado o fluxo de processo produtivo, bem como possa ser implementado um sistema de controle de produção diferenciado, permitindo mapeamento de perdas no processo produtivo. Com relação ao produto solado, obteve-se um material diferenciado, atendendo aos princípios de inovação e sustentabilidade. Também foi constatado que a empresa desenvolve sistema de produção eficiente, havendo interesse na produção de solados que sejam inovadores e sustentáveis. Essa ação também promove uma melhoria da imagem corporativa, além de minimizar custos.
Actualmente, se observan dos efectos importantes que afectan a las industrias: (a) el aumento de la producción, siguiendo los desarrollos tecnológicos, y (b) la necesidad de manejo de materiales, aplicando el principio de sostenibilidad. Para asegurar la competitividad y permanencia en el mercado, varios estudios muestran que las empresas buscan cada vez más adoptar estrategias que apliquen la innovación y la sostenibilidad. La suela es un componente fundamental del calzado, y se puede producir con diferentes materiales, destinados a la protección mediante la absorción de impactos. El municipio de Franca, SP, destaca por ser un centro de calzado con varias grandes empresas productoras de suela. Con base en este escenario, el presente estudio tiene como objetivo: (a) analizar y describir el proceso productivo en una empresa ubicada en la ciudad de Franca, SP. (B) Aplicar los conceptos de sustentabilidad e innovación, desarrollando una propuesta de proceso producción alternativa para la fabricación de suelas, utilizando como elementos base los residuos de posos de café y material de la quema de bagazo de caña de azúcar, con el caucho tradicional. La metodología aplicada en este trabajo utilizó una investigación bibliográfica y exploratoria sobre el tema, con un enfoque cualitativo. Además, se realizó una visita técnica a la empresa para describir el proceso de producción, y se utilizaron los procesos y maquinaria necesarios en las operaciones de producción. En cuanto al proceso productivo, los resultados mostraron la necesidad de mejora mediante el cambio de rutinas y prácticas organizativas, con el objetivo de mejorar el sistema de producción en serie. Se sugiere ajustar el flujo del proceso productivo, así como implementar un sistema de control de producción diferenciado que permita mapear pérdidas en el proceso productivo. En cuanto al producto único, se obtuvo un material diferenciado, cumpliendo con los principios de innovación y sostenibilidad. También se constató que la empresa desarrolla un sistema de producción eficiente, con interés en la producción de suelas innovadoras y sostenibles. Esta acción también promueve una mejora de la imagen corporativa, además de minimizar costes.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8989
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA PESSONI - Produção Solado café e bagaço 2020.2.pdf
  Restricted Access
3.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.