Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8949
Título: | A qualidade como fator diferencial em uma microempresa do setor calçadista |
Título(s) alternativo(s): | Quality as a differentiating factor in a micro-enterprise in the footwear sector |
Autor(es): | CABRAL, Rodrigo Nascimento |
Orientador(es): | CARLONI, Alessandro Ramos |
Outro(s) contribuidor(es): | SILVA, Renan CARLONI, Alessandro Ramos SANTOS, Érica de Souza |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Competitividade |
Data do documento: | 26-Nov-2013 |
Editor: | 109 |
Referência Bibliográfica: | CABRAL, Rodrigo Nascimento. A qualidade como fator diferencial em uma microempresa do setor calçadista. 2013. Trabalho de Graduação em (Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Franca - "Dr. Thomaz Novelino ", 2013 |
Resumo: | O ambiente competitivo moderno têm praticamente imposto novos fatores para as
organizações, principalmente com a globalização, vemos cada vez mais empresas
brasileiras implantando programas de qualidade e produtividade. Este trabalho tem
por finalidade demonstrar que estas ferramentas de qualidade também podem servir
de diferencial para micro e pequenas empresas, baseando-se desde os mais antigos
conceitos de qualidade, passando por suas respectivas eras até chegarmos à
atualidade, onde modelos de gestão predominam e tem demonstrado certo norte
para apoio, principalmente para empresas que estão entrando neste ambiente tão
disputado como nosso ambiente organizacional. Para maior ênfase a esta questão
apoia-se o trabalho em um caso real de uma empresa que esta tentando se
diferenciar neste seleto mercado atual através de ferramentas de qualidade e
implantação de modelo de gestão baseado na Fundação Nacional da Qualidade
(FNQ), que vem apoiando e incentivando empresas a melhorarem neste processo
evolutivo da qualidade, com seu modelo de excelência de gestão (MEG). The modern competitive environment have virtually imposed new factors for organisations, especially with globalization, we see more and more Brazilian companies deploying quality and productivity programs. This work aims to demonstrate that these quality tools can also serve as a differentiator for micro and small businesses, since the earliest concepts of quality, through their respective eras to the present, where management models predominate and has demonstrated right North to support, especially for companies that are entering this environment so disputed as our organizational environment.For greater emphasis on this issue supports the work in a real case of a company that's trying to differentiate in this select current market through quality tools and deployment of management model based on national quality Foundation (FNQ), which has been supporting and encouraging firms to improve in this evolutionary process of quality, with its model of management excellence (MEG). |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8949 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4488.pdf Restricted Access | 683.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.