Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8949
Título: A qualidade como fator diferencial em uma microempresa do setor calçadista
Título(s) alternativo(s): Quality as a differentiating factor in a micro-enterprise in the footwear sector
Autor(es): CABRAL, Rodrigo Nascimento
Orientador(es): CARLONI, Alessandro Ramos
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Renan
CARLONI, Alessandro Ramos
SANTOS, Érica de Souza
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Competitividade
Data do documento: 26-Nov-2013
Editor: 109
Referência Bibliográfica: CABRAL, Rodrigo Nascimento. A qualidade como fator diferencial em uma microempresa do setor calçadista. 2013. Trabalho de Graduação em (Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Franca - "Dr. Thomaz Novelino ", 2013
Resumo: O ambiente competitivo moderno têm praticamente imposto novos fatores para as organizações, principalmente com a globalização, vemos cada vez mais empresas brasileiras implantando programas de qualidade e produtividade. Este trabalho tem por finalidade demonstrar que estas ferramentas de qualidade também podem servir de diferencial para micro e pequenas empresas, baseando-se desde os mais antigos conceitos de qualidade, passando por suas respectivas eras até chegarmos à atualidade, onde modelos de gestão predominam e tem demonstrado certo norte para apoio, principalmente para empresas que estão entrando neste ambiente tão disputado como nosso ambiente organizacional. Para maior ênfase a esta questão apoia-se o trabalho em um caso real de uma empresa que esta tentando se diferenciar neste seleto mercado atual através de ferramentas de qualidade e implantação de modelo de gestão baseado na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que vem apoiando e incentivando empresas a melhorarem neste processo evolutivo da qualidade, com seu modelo de excelência de gestão (MEG).
The modern competitive environment have virtually imposed new factors for organisations, especially with globalization, we see more and more Brazilian companies deploying quality and productivity programs. This work aims to demonstrate that these quality tools can also serve as a differentiator for micro and small businesses, since the earliest concepts of quality, through their respective eras to the present, where management models predominate and has demonstrated right North to support, especially for companies that are entering this environment so disputed as our organizational environment.For greater emphasis on this issue supports the work in a real case of a company that's trying to differentiate in this select current market through quality tools and deployment of management model based on national quality Foundation (FNQ), which has been supporting and encouraging firms to improve in this evolutionary process of quality, with its model of management excellence (MEG).
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8949
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4488.pdf
  Restricted Access
683.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.