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Título: Desempenho do comércio eletrônico em tempos de crise
Título(s) alternativo(s): E-commerce performance in times of crisis
Autor(es): CUSTÓDIO, Maria Rita Santana
Orientador(es): SOEIRA, Fernando dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): ARAÚJO, Adriana Cristina de
MARTINS, Fernando
SOEIRA, Fernando dos Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio eletrônico;Covid-19;Marketing
Data do documento: 24-Nov-2020
Editor: 109
Referência Bibliográfica: CUSTÓDIO, Maria Rita Santana. Desempenho do comércio eletrônico em tempos de crise. 2020. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial). - Faculdade de Tecnologia de Franca – “Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2020.
Resumo: Com a chegada do Coronavírus (Sars-CoV-2, 2020) no Brasil, os governos estaduais determinaram que, para garantir o isolamento social e controlar a disseminação do vírus, o comércio e eventos de entretenimento deveriam pausar suas atividades presenciais. Com isso, muitos lojistas recorreram ao comércio eletrônico para recuperar as suas vendas, comercializando seus produtos em suas lojas virtuais e nos grandes Market Places. Observou-se então uma grande oportunidade de expansão desta forma de comercialização. O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho do comércio eletrônico em tempos de crise, mais especificamente durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus anunciada no ano de 2020, e usá-lo como estratégias para as vendas no póspandemia. O método de pesquisa utilizado para a elaboração deste trabalho foram pesquisas bibliográficas em livros e materiais pertinentes ao tema. Também foi realizado um estudo de caso em uma loja de artigos esportivos na cidade de Franca, utilizando observação participante, sendo possível entender sua evolução de vendas no período de janeiro a novembro do ano de 2020, e a partir daí aplicar estratégias de consolidação no mercado, fidelização de clientes e marketing humanizado para estabilizar as vendas. A partir desta pesquisa, foi possível visualizar uma grande oportunidade que o comércio eletrônico trouxe para lojistas e clientes, e a tendência é este mercado se expandir cada vez mais.
With the arrival of the Coronavirus (Sars-CoV-2, 2020) in Brazil, state governments determined that, in order to guarantee social isolation and control the spread of the virus, commerce and entertainment events should pause their face-to-face activities. With this, many retailers turned to e-commerce to recover their sales, selling their products in their virtual stores and in the large Market Places. There was then a great opportunity to expand this form of commercialization. The objective of this work is to analyze the performance of electronic commerce in times of crisis, more specifically during the pandemic caused by the new Coronavirus announced in the year 2020, and to use it as strategies for sales in the post-pandemic. The research method used to prepare this work was bibliographic research in books and materials relevant to the topic. A case study was also carried out in a sporting goods store in the city of Franca, using participant observation, making it possible to understand its sales evolution in the period from January to November of the year 2020, and from there apply consolidation strategies in the market. , customer loyalty and humanized marketing to stabilize sales. From this research, it was possible to see a great opportunity that e-commerce brought to retailers and customers, and the trend is for this market to expand more and more.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8933
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