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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8933
Title: | Desempenho do comércio eletrônico em tempos de crise |
Other Titles: | E-commerce performance in times of crisis |
Authors: | CUSTÓDIO, Maria Rita Santana |
Advisor: | SOEIRA, Fernando dos Santos |
Other contributor: | ARAÚJO, Adriana Cristina de MARTINS, Fernando SOEIRA, Fernando dos Santos |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Comércio eletrônico;Covid-19;Marketing |
Issue Date: | 24-Nov-2020 |
Publisher: | 109 |
Citation: | CUSTÓDIO, Maria Rita Santana. Desempenho do comércio eletrônico em tempos de crise. 2020. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial). - Faculdade de Tecnologia de Franca – “Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2020. |
Abstract: | Com a chegada do Coronavírus (Sars-CoV-2, 2020) no Brasil, os governos
estaduais determinaram que, para garantir o isolamento social e controlar a
disseminação do vírus, o comércio e eventos de entretenimento deveriam pausar
suas atividades presenciais. Com isso, muitos lojistas recorreram ao comércio
eletrônico para recuperar as suas vendas, comercializando seus produtos em
suas lojas virtuais e nos grandes Market Places. Observou-se então uma grande
oportunidade de expansão desta forma de comercialização. O objetivo deste
trabalho é analisar o desempenho do comércio eletrônico em tempos de crise,
mais especificamente durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus
anunciada no ano de 2020, e usá-lo como estratégias para as vendas no póspandemia. O método de pesquisa utilizado para a elaboração deste trabalho
foram pesquisas bibliográficas em livros e materiais pertinentes ao tema.
Também foi realizado um estudo de caso em uma loja de artigos esportivos na
cidade de Franca, utilizando observação participante, sendo possível entender
sua evolução de vendas no período de janeiro a novembro do ano de 2020, e a
partir daí aplicar estratégias de consolidação no mercado, fidelização de clientes
e marketing humanizado para estabilizar as vendas. A partir desta pesquisa, foi
possível visualizar uma grande oportunidade que o comércio eletrônico trouxe
para lojistas e clientes, e a tendência é este mercado se expandir cada vez mais. With the arrival of the Coronavirus (Sars-CoV-2, 2020) in Brazil, state governments determined that, in order to guarantee social isolation and control the spread of the virus, commerce and entertainment events should pause their face-to-face activities. With this, many retailers turned to e-commerce to recover their sales, selling their products in their virtual stores and in the large Market Places. There was then a great opportunity to expand this form of commercialization. The objective of this work is to analyze the performance of electronic commerce in times of crisis, more specifically during the pandemic caused by the new Coronavirus announced in the year 2020, and to use it as strategies for sales in the post-pandemic. The research method used to prepare this work was bibliographic research in books and materials relevant to the topic. A case study was also carried out in a sporting goods store in the city of Franca, using participant observation, making it possible to understand its sales evolution in the period from January to November of the year 2020, and from there apply consolidation strategies in the market. , customer loyalty and humanized marketing to stabilize sales. From this research, it was possible to see a great opportunity that e-commerce brought to retailers and customers, and the trend is for this market to expand more and more. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8933 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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CUSTÓDIO - Comércio Eletrônico crise 2020.2.pdf | 554.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
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