Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8859
Título: Análise das características físicas e mecânicas do tijolo ecológico confeccionado com cimento, filito, areia e argila expandida
Autor(es): SOUZA, Giovanna Rezende de
NASCIMENTO, Renata Martins Campos do
Orientador(es): BESSA, Vanessa Montoro Taborianski
Outro(s) contribuidor(es): BERTEVELLO, Luiz Carlos
RODRIGUES, Michelle Santos
BESSA, Vanessa Montoro Taborianski
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Construção civil;Sustentabilidade
Data do documento: Dez-2021
Editor: 250
Referência Bibliográfica: SOUZA, Giovanna Rezende de; NASCIMENTO, Renata Martins Campos do. Análise das características físicas e mecânicas do tijolo ecológico confeccionado com cimento, filito, areia e argila expandida. 2021.TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, Faculdade de Tecnologia Victor Civita – Fatec Tatuapé, São Paulo, 2021.
Resumo: O presente trabalho visa ao longo de seus tópicos destacar como a construção sustentável vem alcançando cada vez mais espaço junto aos empreendimentos, sendo ressaltado um dos principais componentes que é o tijolo ecolágico. Ao longo do conteúdo são expressas as principais características e avaliações sobre a utilização dos tijolos ecológicos dentro da rotina operacional das empresas. Os objetivos deste trabalho são analisar as características físicas e mecânicas, massa unitária e específica real dos materiais, resistência à compressão, absorção e densidade dos tijolos confeccionados de forma ecológica. Fundamentando assim, se ocorre algum impacto considerável na rotina da construção devido a utilização de tijolos promovidos com compostos ecológicos. Para destacar ou ressaltar os pontos observados na confecção de tijolos ecolágicos realizou-se um experimento a fim de compreender as densidades e demais características dos produtos em relação aos demais utilizados na rotina construtiva. Os ensaios mostram que a argila expandida é um agregado poroso, e dessa maneira, tem a capacidade maior de absorção de água. Ainda que os resultados dos ensaios de resistênciaà compressão mostraram serem insatisfatórios ao estabelecido pela ABNT NBR 8491 (2012), os tijolos que possuem argila expandida na composição do traço apresentaram um valor de resistência maior, em comparação ao traço referencial. Já no ensaio de densidade, os tijolos de argila expandida em comparação ao traço referencial, apresentaram uma diminuição na sua densidade, isto significa que adicionando a argila expandida nos tijolos é possível diminuir o peso do mesmo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8859
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
construcaodeedificios_2021_2_giovannarezendedesouza_analisedascaracteristicasfisicas.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.