Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8859
Title: Análise das características físicas e mecânicas do tijolo ecológico confeccionado com cimento, filito, areia e argila expandida
Authors: SOUZA, Giovanna Rezende de
NASCIMENTO, Renata Martins Campos do
Advisor: BESSA, Vanessa Montoro Taborianski
Other contributor: BERTEVELLO, Luiz Carlos
RODRIGUES, Michelle Santos
BESSA, Vanessa Montoro Taborianski
type of document: Monografia
Keywords: Construção civil;Sustentabilidade
Issue Date: Dec-2021
Publisher: 250
Citation: SOUZA, Giovanna Rezende de; NASCIMENTO, Renata Martins Campos do. Análise das características físicas e mecânicas do tijolo ecológico confeccionado com cimento, filito, areia e argila expandida. 2021.TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, Faculdade de Tecnologia Victor Civita – Fatec Tatuapé, São Paulo, 2021.
Abstract: O presente trabalho visa ao longo de seus tópicos destacar como a construção sustentável vem alcançando cada vez mais espaço junto aos empreendimentos, sendo ressaltado um dos principais componentes que é o tijolo ecolágico. Ao longo do conteúdo são expressas as principais características e avaliações sobre a utilização dos tijolos ecológicos dentro da rotina operacional das empresas. Os objetivos deste trabalho são analisar as características físicas e mecânicas, massa unitária e específica real dos materiais, resistência à compressão, absorção e densidade dos tijolos confeccionados de forma ecológica. Fundamentando assim, se ocorre algum impacto considerável na rotina da construção devido a utilização de tijolos promovidos com compostos ecológicos. Para destacar ou ressaltar os pontos observados na confecção de tijolos ecolágicos realizou-se um experimento a fim de compreender as densidades e demais características dos produtos em relação aos demais utilizados na rotina construtiva. Os ensaios mostram que a argila expandida é um agregado poroso, e dessa maneira, tem a capacidade maior de absorção de água. Ainda que os resultados dos ensaios de resistênciaà compressão mostraram serem insatisfatórios ao estabelecido pela ABNT NBR 8491 (2012), os tijolos que possuem argila expandida na composição do traço apresentaram um valor de resistência maior, em comparação ao traço referencial. Já no ensaio de densidade, os tijolos de argila expandida em comparação ao traço referencial, apresentaram uma diminuição na sua densidade, isto significa que adicionando a argila expandida nos tijolos é possível diminuir o peso do mesmo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8859
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
construcaodeedificios_2021_2_giovannarezendedesouza_analisedascaracteristicasfisicas.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.