Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8858
Título: Comparativo entre telha cerâmica e telha isotérmica: análise de parâmetros para conforto térmico
Autor(es): BIZERRA, Alex Sandro Pereira
LOPES, Antônio César Fávero
NASCIMENTO, Caio Aparecido Silva
GONÇALEZ, Paulo Sergio
Orientador(es): MATA, Samuel Castor da
Outro(s) contribuidor(es): SANTOS, Ailton Dias dos
BERTEVELLO, Luiz Carlos
MATA, Samuel Castor da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Conforto térmico;Construção civil
Data do documento: 8-Dez-2021
Editor: 250
Referência Bibliográfica: BIZERRA, Alex Sandro Pereira; LOPES, Antônio César Fávero; NASCIMENTO, Caio Aparecido Silva; GONÇALEZ, Paulo Sergio. Comparativo entre telha cerâmica e telha isotérmica - análise de parâmetros para conforto térmico. 2021.TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, Faculdade de Tecnologia Victor Civita – Fatec Tatuapé, São Paulo, 2021.
Resumo: O conforto térmico em edificações tem sido fator de desempenho a ser considerado no projeto das obras, visando atender as necessidades dos usuários. A questão da temperatura ambiente em residências sempre constituiu problema a ser solucionado, em especial nas regiões Norte e Nordeste do país, onde a temperatura média anual, em algumas localidades, ultrapassa os 25ºC. Este artigo tem o propósito de analisar a telha isotérmica com núcleo de poliisocianurato - PIR, por meio de comparação com a telha cerâmica, utilizando parâmetros que influenciam o conforto térmico interno, tais como, tipologia e localização da edificação, sistema de cobertura, núcleo isolante e elementos de cobertura usuais. As propriedades térmicas, condutividade e coeficiente global de transmissão de calor foram abordadas com base em normas e catálogos técnicos, procurando evidenciar a diferença de desempenho entre a cerâmica e o PIR, destacando as vantagens para a sua aplicação e o ganho no conforto térmico. Em decorrência da maior oferta de produtos e custo mais acessível, a viabilidade do emprego da telha isotérmica com o núcleo de PIR em casas de baixa renda é aspecto relevante.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8858
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
construcaodeedificios_2021_2_alexsandropereirabizerra_comparativoentretelhas.pdf226.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.