Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8837
Título: Efeito de diferentes doses de abamectina sobre a formação de nódulos de rizóbio em soja
Título(s) alternativo(s): Effect of different doses of abamectin on the formation of rhizobia nodules in soybean
Autor(es): SATO, Marcos S.
Orientador(es): LEITE, Susi Meire Maximino
OTOBONI, Carlos Eduardo de Mendonça
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Soja;Nitrogênio
Data do documento: Jul-2016
Editor: 259
Referência Bibliográfica: SATO, Marcos S.; SLVA, Thiago C. da. Efeito de diferentes doses de abamectina sobre a formação de nódulos de rizóbio em soja, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2016.
Resumo: A soja é uma das culturas de maior importância no Brasil. Um dos fatores que pode contribuir para a alta produtividade é a fixação biológica de nitrogênio (FBN), que é realizada através de uma bactéria que retira o nitrogênio do ar e o transforma em formas absorvíveis pela planta. As bactérias podem ser introduzidas à planta por inoculação da semente, ou através das bactérias já existentes no solo. Porém existem nos solos outros tipos de microbiotas que podem interferir na planta. Um exemplo é o nematoide, um verme que ataca o sistema radicular, minimizando o seu desenvolvimento. Uma das maneiras de combater este verme é com a aplicação de nematicida no solo, no entanto, existe uma incerteza se o agrotóxico prejudica as bactérias na fixação de nitrogênio. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito de diferentes doses do agrotóxico de ingrediente ativo (i.a.) abamectina sobre a formação de nódulos de rizóbio em soja. Para isto, testou-se 4 diferentes doses de abamectina (0, 18, 36 e 72 g de i.a. ha-1) em plantas de soja em vaso com e sem inoculação de rizóbio. Foi observado que as doses do nematicida não interferiram na quantidade de nódulos existentes na planta, concluindo que as realizações da aplicação do produto em linha na semeadura, nas doses recomendadas, não afetam as bactérias fixadoras de nitrogênio.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8837
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2016_1_marcossato_efeitodediferentesdosesdeabamectina.pdf
  Restricted Access
1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.