Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8791
Título: Efeito do pousio na dinâmica populacional de nematoides em milho (Zea mays L.)
Título(s) alternativo(s): Effect of fallow on the population dynamics of nematodes in maize (Zea mays L.)
Autor(es): AMORIM, Isabela
Orientador(es): OTOBONI, Carlos Eduardo de Mendonça
Outro(s) contribuidor(es): NINOMIYA, Leticia Emiko
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Nematoides parasitos de plantas;Infecções por nematoides;Agricultura de precisão;Controle cultural (fitossanidade);Fitossanidade
Data do documento: Jul-2016
Editor: 259
Referência Bibliográfica: AMORIM, Isabela; NINOMIYA, Leticia Emiko. Efeito do pousio na dinâmica populacional de nematoides em milho (Zea mays L.), 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2016.
Resumo: As práticas de manejo cultural de nematoides são as que apresentam, muitas vezes, a maior facilidade de utilização e o menor custo para o agricultor e dentre elas, existe a técnica do pousio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica populacional de nematoides em um área comercial de milho submetida ao pousio de 6 meses. Para isso, amostras georreferenciadas foram coletadas numa grade amostral de 0,25 ha, provenientes de 5 subamostras ao redor do ponto teórico dado pela coordenada GPS, na pré-colheita do milho da safra 2014/2015 e no pré-plantio da safra 2015/2016 com as plantas daninhas que naturalmente se estabeleceram na área. Os nematoides foram recuperados, identificados e quantificados nas amostras e os resultados analisados pontualmente e geoespacialmente. Os resultados mostraram uma variação de 14,81% a 99,91% na redução do total de nematoides recuperados entre as duas épocas amostradas, com uma média de 82,34%. Os mapas temáticos da área se mostraram distintos entre as duas avaliações, o que permitiu evidenciar que as reduções foram independentes da população final observada na pré-colheita do milho. Assim, conclui-se que o pousio possibilitou uma boa redução da população dos nematoides na área pesquisada.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8791
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2016_1_isabelaamorim_efeitodopousionadinamicapopulacional(2).pdf
  Restricted Access
841.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.