Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8791
Title: Efeito do pousio na dinâmica populacional de nematoides em milho (Zea mays L.)
Other Titles: Effect of fallow on the population dynamics of nematodes in maize (Zea mays L.)
Authors: AMORIM, Isabela
Advisor: OTOBONI, Carlos Eduardo de Mendonça
Other contributor: NINOMIYA, Leticia Emiko
type of document: Artigo científico
Keywords: Nematoides parasitos de plantas;Infecções por nematoides;Agricultura de precisão;Controle cultural (fitossanidade);Fitossanidade
Issue Date: Jul-2016
Publisher: 259
Citation: AMORIM, Isabela; NINOMIYA, Leticia Emiko. Efeito do pousio na dinâmica populacional de nematoides em milho (Zea mays L.), 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2016.
Abstract: As práticas de manejo cultural de nematoides são as que apresentam, muitas vezes, a maior facilidade de utilização e o menor custo para o agricultor e dentre elas, existe a técnica do pousio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica populacional de nematoides em um área comercial de milho submetida ao pousio de 6 meses. Para isso, amostras georreferenciadas foram coletadas numa grade amostral de 0,25 ha, provenientes de 5 subamostras ao redor do ponto teórico dado pela coordenada GPS, na pré-colheita do milho da safra 2014/2015 e no pré-plantio da safra 2015/2016 com as plantas daninhas que naturalmente se estabeleceram na área. Os nematoides foram recuperados, identificados e quantificados nas amostras e os resultados analisados pontualmente e geoespacialmente. Os resultados mostraram uma variação de 14,81% a 99,91% na redução do total de nematoides recuperados entre as duas épocas amostradas, com uma média de 82,34%. Os mapas temáticos da área se mostraram distintos entre as duas avaliações, o que permitiu evidenciar que as reduções foram independentes da população final observada na pré-colheita do milho. Assim, conclui-se que o pousio possibilitou uma boa redução da população dos nematoides na área pesquisada.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8791
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2016_1_isabelaamorim_efeitodopousionadinamicapopulacional(2).pdf
  Restricted Access
841.25 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.