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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8608
Title: | Avaliação da acurácia entre os sistemas de sensores de medição de velocidade utilizados para controle do volume aplicado em pulverizadores com controladores eletrônicos de aplicação. |
Other Titles: | Evaluation of the accuracy between velocity measurement sensor systems used to control the applied volume in sprayers with electronic application controllers |
Authors: | SAKAMOTO, Diego Takeshi Alves GEUS, João Guilherme de |
Advisor: | GOULART, Tiago José SALVI, José Vitor |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Sensor (monitoramento);Sensores;Tecnologia de fertilizantes;Pulverizadores;Controle de produção;Controle de processos |
Issue Date: | Dec-2016 |
Publisher: | 259 |
Citation: | SAKAMOTO, Diego Takeshi Alves; GEUS, João Guilherme de. Avaliação da acurácia entre os sistemas de sensores de medição de velocidade utilizados para controle do volume aplicado em pulverizadores com controladores eletrônicos de aplicação, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2016. |
Abstract: | Um fator determinante na agricultura é o planejamento da quantidade de defensivos que serão aplicados em uma área, para tanto o conhecimento da velocidade em que será realizada a operação influencia diretamente na quantia de defensivos no tanque para se ter a vazão de cada bico assim como quantas vezes serão necessárias o reabastecimento. Com o objetivo de avaliar a acurácia de dois sensores de velocidade, eles foram submetidos a teste em campo com velocidades de 5.1 e 10.2, com 10 repetições em cada velocidade e em cada sensor, sendo os sensores medidos o indutivo e o GNSS afim de aferir a diferença entre os dois sistemas de medição de velocidade. De acordo com os dados coletados o sensor indutivo foi o que apresentou maior proximidade de leitura com a velocidade real aferida de campo em ambas as velocidades, já o sensor GNSS apresentou desvio padrão menor entre 0,01km/h e 0,02km/h evidenciando uma suavidade para as leituras do mesmo. Os dois sistemas de sensoriamento apresentaram desempenho satisfatório com assertividade da velocidade real média em relação a velocidade medida pelo sensor em 99,14% para o sistema com sensor indutivo e 97,37% para o sistema com sensor GNSS. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8608 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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