Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8607
Título: Comparativos entre métodos de tratamento para remoção de erros em mapas de produtividade
Título(s) alternativo(s): Comparisons between treatment methods to remove errors in productivity maps
Autor(es): OLIVEIRA, Danilo Tedesco de
FAVONI, Vinícius Andrade
Orientador(es): TANAKA, Edson Massao
ANDRADE, André Gustavo de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Milho;Soja;Agricultura de precisão;Geoestatística;Sistema de posicionamento global
Data do documento: Dez-2016
Editor: 259
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Daniel Tedesco; FAVONI, Vinícius Andrade. Comparativos entre métodos de tratamento para remoção de erros em mapas de produtividade, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2016.
Resumo: A agricultura de precisão, consiste em um modelo de atividades realizadas para de conhecer os fatores que ocasionam variabilidades de produtividade. O conhecimento desses fatores é utilizado para orientar na tomada de decisões, visando-se atingir o máximo potencial produtivo de cada ponto do talhão. Uma das ferramentas amplamente utilizadas para se iniciar o estudo da variabilidade de produtividade são os mapas de colheita, visto que os mesmos apresentam a resposta da cultura ponto a ponto na área, todavia os mapas de colheita para serem utilizados necessitam de tratamento para a remoção de pontos discrepantes e interpolação, para se tornarem contínuos. O trabalho teve por objetivo comparar o resultado do tratamento manual e automatizado de mapas de produtividade. Para a realização dos trabalhos foram utilizados mapas de produtividade gerados a partir de áreas destinadas a produção de soja e milho safrinha no município de Cândido Mota, SP, durante os anos de 2015 e 2016. Para o tratamento manual dos dados foi utilizado o software de S.I.G (sistema de informações geográficas) – ESRI, ArcGis e para o tratamento dos dados de forma automatizada foi utilizado o software TopperMaps. Com a realização do trabalho, constatou-se que o software Topper Maps apresenta discrepâncias significativas, se comparado ao tratamento manual dos dados, devido ao mesmo não realizar analise geoestatística, e não remover pontos com valores de produtividade nulos e ou discrepantes.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8607
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2016_2_danilotedesco_comparativoentremetodosdetratamento.pdf
  Restricted Access
1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.