Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8600
Título: Desempenho operacional e econômico da pulverização realizada por máquina autopropelida
Título(s) alternativo(s): Operational and economic performance of spraying performed by self-propelled machine
Autor(es): CAMOLEZE, Matheus
SOARES, Samuel
Orientador(es): SALVI, José Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Pulverizadores;Mecanização agrícola;Agricultura de precisão
Data do documento: Jul-2017
Editor: 259
Referência Bibliográfica: CAMOLEZE, Matheus; SOARES, Samuel. Desempenho operacional e econômico da pulverização realizada por máquina autopropelida, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2017.
Resumo: O processo de pulverização se destaca em relação as outras operações realizadas na atividade agrícola, pois é investido um grande capital em máquinas, tecnologia, mão de obra e defensivos para que seja feita uma pulverização de qualidade afim de reduzir perdas na produção da cultura causada por pragas e doenças. Sabendo da importância de uma aplicação bem feita e do alto valor mobilizado para que isto ocorra, a avaliação da qualidade da aplicação é importante para auxiliar o produtor a evitar excessos que geram um aumento dos valores aplicados nesse processo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar, por um estudo de caso, a análise do desempenho operacional e econômico da operação de pulverização realizado por uma máquina autopropelida. Os valores foram calculados a partir de dados disponíveis no Otmisnet, um ambiente web onde ficam disponíveis ao produtor os dados do desempenho operacional da sua máquina da marca Jacto. Foi possível através deste verificar que houveram excessos, quanto a área sobreposta gerando gastos maiores no custo total com defensivos, tendo impacto no custo da pulverização. Observou-se que 84% do custo total da operação foi determinada pelo agroquímico. Além disso, observou-se um percentual de sobreposição da área pulverizada de 4,37%.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8600
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2017_1_matheuscamoleze_desempenhooperacionaleeconomico.pdf
  Restricted Access
1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.